Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: proposta de modelo teórico-analítico para geração de valor
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Bruna Xavier de Oliveira
UFMG - ECI
2 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
3 - Waldiane Fialho
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - ICEG e FCA

Reumo

Objetivo do estudo
A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), identificar os principais domínios e suas características que possibilitem a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações.
Relevância/originalidade
Proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da Transformação Digital (TD) em organizações, com base no 'estado da arte' do tema (literatura nacional e internacional de 2017 a 2021), composto por oito domínios (ou dimensões).
Metodologia/abordagem
Revisão Sistemática de Literatura, nas bases Scopus e Web of Science, entre 2017 e 2021, cuja seleção se deu a partir da leitura dos títulos e resumos de 296 artigos, tendo sido selecionados 26 para este trabalho.
Principais resultados
Identificação dos principais domínios inerentes à TD e suas características - clientes, dados, competição, inovação, geração de valor, competências, cultura e agilidade, que possibilitaram a estruturação e a proposição de um modelo teórico-analítico para implementação e análise da (TD) em organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Do ponto de vista teórico-acadêmico, ao ampliar as pesquisas investigativas e analíticas sobre o tema da Transformação Digital para o campo interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação, Administração e Computação, e consequente geração de novos conhecimentos para tais campos.
Contribuições sociais/para a gestão
Do ponto de vista organizacional, ao propor uma estrutura não só teórica, mas aplicada, permitindo a implementação e análise da TD, e sua consequente geração de valor para os diversos tipos e níveis de usuários, além do próprio negócio.

Abstract

Study goals
From a Systematic Literature Review (RSL), identify the main domains and their characteristics that allow the proposition of a theoretical-analytical model for the implementation and analysis of Digital Transformation (DT) in organizations.
Relevance / originality
Proposition of a theoretical-analytical model for the implementation and analysis of Digital Transformation (DT) in organizations, based on the 'state of the art' of the theme (national and international literature from 2017 to 2021), composed of eight domains (or dimensions).
Methodology / approach
Systematic Literature Review, in the Scopus and Web of Science databases, between 2017 and 2021, whose selection was based on reading the titles and abstracts of 296 articles, 26 of which were selected for this work.
Main results
Identification of the main domains inherent to DT and its characteristics - customers, data, competition, innovation, value creation, competences, culture and agility, which made it possible to structure and propose a theoretical-analytical model for the implementation and analysis of (DT) in organizations.
Theoretical / methodological contributions
From the theoretical-academic point of view, by expanding investigative and analytical research on the topic of Digital Transformation to the interdisciplinary and multidisciplinary field of Information Science, Administration and Computing, and consequent generation of new knowledge for such fields.
Social / management contributions
From an organizational point of view, by proposing a structure that is not only theoretical, but applied, allowing the implementation and analysis of DT, and its consequent generation of value for the different types and levels of users, in addition to the