Resumo

Título do Artigo

Competências Gerenciais de Coordenadores de Cursos em Contexto de Inovação: estudo em Centro Universitário.
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Juciê Abreu da Silva
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
3 - Domingos Antonio Giroletti
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) -

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem por objetivo geral “averiguar como se dá o desenvolvimento de competências gerenciais requeridas de coordenadores de curso no Centro Universitário Avivar, em Minas Gerais”.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo se fundamento na escassez de estudos com o enfoque proposto e a possível contribuição para o debate no plano teórico, a partir da base empírica.
Metodologia/abordagem
Trata-se de estudo de caso descritivo. Os dados foram coletados por questionário, entrevistas e consulta a documentos. O tratamentos de dados envolveu Análise de Conteúdo e procedimentos de estatística descritiva com cálculo de mediana e moda.
Principais resultados
Verificou-se que a instituição desempenha função relevante no campo da educação. O desenvolvimento de competências gerenciais dos Coordenadores de curso envolve um processo complexo. Múltiplas competências apresentadas no modelo teórico têm sido requeridas no contexto da instituição analisada.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição metodológica aponta a relevância da triangulação de dados a partir de diferentes técnicas de coleta. A contribuição teórica sinaliza que o modelo de Quinn et al. (2003) se revela adequado para a análise da atividade de Coordenadores de cursos.
Contribuições sociais/para a gestão
O modelo teórico adotado mostra que no âmbito de uma IES, diversas competências e referencias de gestão configuram o contexto de atuação dos Coordenadores de cursos. Para além das atividades acadêmicas, esse profissional atua estrategicamente na busca de resultados para o negócio.

Abstract

Study goals
The general objective of this article is to “find out how the development of managerial skills required of course coordinators at Centro Universitário Avivar, in Minas Gerais, takes place”.
Relevance / originality
The relevance of the study is based on the scarcity of studies with the proposed approach and the possible contribution to the theoretical debate, based on the empirical basis.
Methodology / approach
This is a descriptive case study. Data were collected by means of a questionnaire, interviews and consultation of documents. Data treatment involved Content Analysis and descriptive statistics procedures with median and mode calculations.
Main results
It was found that the institution plays a relevant role in the field of education The development of the course coordinators' managerial competences involves a complex process Multiple competencies presented in the theoretical model have been required in the context of the
Theoretical / methodological contributions
The methodological contribution points to the relevance of data triangulation from different collection techniques. The theoretical contribution indicates that the model by Quinn et al. (2003) proves to be adequate for the analysis of the activity of Course Coordinators.
Social / management contributions
The theoretical model adopted shows that, within the scope of an HEI, various competencies and management references configure the context of action of course coordinators. In addition to academic activities, this professional acts strategically in the search for results for the business.