Resumo

Título do Artigo

O caminho até a inovação em mercados emergentes: uma análise da forma pela qual os microfundamentos sociais do embededdness relacional se relacionam no contexto das subsidiárias de multinacionais
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - VICTOR RAGAZZI ISAAC
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA-SP
2 - Felipe Mendes Borini
USP - Universidade de São Paulo - FEA
3 - Moacir de Miranda Oliveira Junior
USP - Universidade de São Paulo -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é analizar de que forma os microfundamentos sociais se interligam, apresentando os antecedentes relacionais ao surgimento de inovações em mercados emergentes.
Relevância/originalidade
Possibilita a compreensão de como os microfundamentos sociais do embeddedness relacional se interligam.
Metodologia/abordagem
A metodologia desta pesquisa se encaixa em uma abordagem quantitativa, no qual nos utilizaremos da técnica estatística de Modelagem de Equação Estrutural – para tratamento dos dados levantados em um survey junto a subsidiárias de multinacionais que atuam no mercado brasileiro.
Principais resultados
Observamos um caminho de antecedência entre os microfundamentos qu compõem o embeddedness relacional da subsidiária, e que a interdependência é o microfundamento essencial para o surgimento da confiança que antecede o comprometimento e por fim a adaptação, que leva a inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições deste estudo se dirigem ao contexto acadêmico, ao passo que acrescenta uma nova percepção acerca da forma como os microfundamentos sociais são interligados, preenchendo assim uma lacuna existente na concepção de embeddedness relacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui para o esclarecimento da importância do relacionamento entre os atores de redes de negócios.

Abstract

Study goals
The objective of this research is to analyze how social microfoundations are interconnected, presenting the relational antecedents to the emergence of innovations in emerging markets.
Relevance / originality
Enables understanding of how the social microfoundations of relational embeddedness are interconnected.
Methodology / approach
The methodology of this research fits into a quantitative approach, in which we will use the statistical technique of Structural Equation Modeling - to treat the data collected in a survey with subsidiaries of multinationals that operate in the Brazilian market.
Main results
We observed an advance path between the microfoundations that make up the subsidiary's relational embeddedness, and that interdependence is the essential microfoundation for the emergence of trust that precedes commitment and, finally, adaptation, which leads to innovation.
Theoretical / methodological contributions
The contributions of this study are aimed at the academic context, while adding a new perception about how social microfoundations are interconnected, thus filling an existing gap in the conception of relational embeddedness.
Social / management contributions
It contributes to clarifying the importance of the relationship between business network actors.