Objetivo do estudo
O objetivo central deste artigo é compreender de que forma as capacidades dinâmicas devem ser segmentadas, identificando os tipos de capacidades dinâmicas; e examinar juntamente como a aprendizagem organizacional as interligações com o gerenciamento de projetos.
Relevância/originalidade
A pesquisa é relevante e original no que diz respeito a não identificação dos temas capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional especificamente relacionados a gestão de projetos. Ainda que, sejam elementos presentes durante o gerenciamento de projetos e entre projetos.
Metodologia/abordagem
Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, especificamente sobre capacidades dinâmicas. aprendizagem organizacional e gerenciamento de projetos, revelando um crescente interesse nos temas abordados.
Principais resultados
Os estudos indicam a importância das capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional para impulsionar a inovação e o desempenho das organizações por meio dos projetos. Os artigos enfatizam a necessidade de fomentar uma cultura de aprendizado contínuo e o compartilhamento de conhecimento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados trazem contribuições significativas para a literatura, ao apresentarem como os estudos sobre capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e gerenciamento de projetos estão sendo conduzidos. No que diz respeito à aplicação prática, verifica-se que diversos estudos de caso abordam esses temas.
Contribuições sociais/para a gestão
Proporcionar aos indivíduos envolvidos no gerenciamento de projetos através das capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional manterem-se atualizados com as necessidades do mercado de trabalho, e que as organizações prosperem num ambiente empresarial em constante evolução e necessidade de rápidas adaptações.