Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM GESTÃO DE PROJETOS
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Alberto Alves da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo central deste artigo é compreender de que forma as capacidades dinâmicas devem ser segmentadas, identificando os tipos de capacidades dinâmicas; e examinar juntamente como a aprendizagem organizacional as interligações com o gerenciamento de projetos.
Relevância/originalidade
A pesquisa é relevante e original no que diz respeito a não identificação dos temas capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional especificamente relacionados a gestão de projetos. Ainda que, sejam elementos presentes durante o gerenciamento de projetos e entre projetos.
Metodologia/abordagem
Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, especificamente sobre capacidades dinâmicas. aprendizagem organizacional e gerenciamento de projetos, revelando um crescente interesse nos temas abordados.
Principais resultados
Os estudos indicam a importância das capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional para impulsionar a inovação e o desempenho das organizações por meio dos projetos. Os artigos enfatizam a necessidade de fomentar uma cultura de aprendizado contínuo e o compartilhamento de conhecimento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados trazem contribuições significativas para a literatura, ao apresentarem como os estudos sobre capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e gerenciamento de projetos estão sendo conduzidos. No que diz respeito à aplicação prática, verifica-se que diversos estudos de caso abordam esses temas.
Contribuições sociais/para a gestão
Proporcionar aos indivíduos envolvidos no gerenciamento de projetos através das capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional manterem-se atualizados com as necessidades do mercado de trabalho, e que as organizações prosperem num ambiente empresarial em constante evolução e necessidade de rápidas adaptações.

Abstract

Study goals
The main objective of this article is to understand how dynamic capabilities should be segmented, identifying the types of dynamic capabilities; and examine, along with organizational learning, the interconnections with project management.
Relevance / originality
The research is relevant and original with regard to the non-identification of dynamic capabilities and organizational learning themes specifically related to project management. Although, they are elements present during project management and between projects.
Methodology / approach
A systematic literature review was conducted, specifically on dynamic capabilities. organizational learning and project management, revealing a growing interest in the topics covered.
Main results
Studies indicate the importance of dynamic capabilities and organizational learning to drive innovation and performance of organizations through projects. The articles emphasize the need to foster a culture of continuous learning and knowledge sharing.
Theoretical / methodological contributions
The results make significant contributions to the literature by showing how studies on dynamic capabilities, organizational learning and project management are being conducted. With regard to practical application, it appears that several case studies address these issues.
Social / management contributions
Provide individuals involved in project management through dynamic capabilities and organizational learning to keep up to date with the needs of the job market, and that organizations thrive in a business environment in constant evolution and need for rapid adaptations.