Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR LGBTQIAP+: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Alex Lisboa Araujo Carregosa
UFF - Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade
2 - Renata Céli Moreira da Silva Paula
UFF - Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar se os consumidores LGBTQIAP+ compram de marcas que adotam ações afirmativas em prol do movimento e utilizam da representatividade como instrumento de publicidade.
Relevância/originalidade
O estudo traz informações relevantes a respeito do comportamento do consumidor LGBTQIAP+, pois trata-se de um tema pouco estudado. Dessa forma, a pesquisa abre novos horizontes sobre o estudo do comportamento do consumidor LGBTQIAP+.
Metodologia/abordagem
Entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado com sete entrevistados.
Principais resultados
A representatividade é uma boa estratégia para marcas, chamando artistas novos ou outras personalidades que, em outra época, não teriam oportunidade. A coesão é fator decisivo para uma boa identificação, não podendo se resumir a ações esporádicas no Mês do Orgulho LGBTQIAP+.
Contribuições teóricas/metodológicas
Existem poucos estudos sobre a temática. A presente pesquisa contribui para os estudos existentes e mostra a importância de as marcas terem uma coerência e continuidade ao apoiarem a causa LGBTQIAP+ para não serem vistas como oportunistas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo traz contribuições relevantes e pontuais acerca do comportamento do consumidor LGBTQIAP+, podendo contribuir para despertar insights e auxiliar gestores, comerciantes de grandes ou pequenas empresas na realização de ações destinadas para esse segmento.

Abstract

Study goals
Investigate whether LGBTQIAP+ consumers buy from brands that adopt affirmative actions in favor of the movement and use representation as an advertising tool.
Relevance / originality
The study brings relevant information about the behavior of the LGBTQIAP+ consumer, as it is a subject that has few studies. In this way, the research opens new horizons on the study of LGBTQIAP+ consumer behavior.
Methodology / approach
In-depth interviews guided by a semi-structured script with seven interviewees.
Main results
Representativeness is a good strategy for brands, attracting new artists or other personalities who, in another era, would not have the opportunity. Cohesion is a decisive factor for good identification, and cannot be limited to sporadic actions during LGBTQIAP+ Pride Month.
Theoretical / methodological contributions
There are few studies on the subject. This research contributes to existing studies and shows the importance of brands having consistency and continuity when supporting the LGBTQIAP+ cause, so as not to be seen as opportunists.
Social / management contributions
The study brings relevant contributions about the behavior of the LGBTQIAP+ consumer, being able to contribute to insights and help managers, CEOs of large or small companies, in carrying out actions aimed at this segment.