Resumo

Título do Artigo

Consumo em Tempos de Covid-19: Estado da Arte e Agenda de Pesquisa
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Diego Nogueira Rafael
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Eliane Herrero Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Os objetivos desta pesquisa são: analisar os subtemas que emergem da literatura recente sobre o consumo durante a pandemia, desenvolver e apresentar avenidas de pesquisas futuras, e apresentar quais são as referências mais citadas na literatura.
Relevância/originalidade
Comportamentos de consumo incomuns foram identificados nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, houve dificuldade para as indústrias se manterem produtivas com a crise. Após uma pesquisa na literatura, não foi encontrada pesquisa bibliométrica relacionando o comportamento do consumidor com a Covid-19.
Metodologia/abordagem
O método desta pesquisa é a revisão bibliométrica, com estratégias de citação e pareamento. A análise de citação e pareamento identificam o desempenho dos autores, periódicos e centros de pesquisa, além de possibilitar mapear a estrutura intelectual e tópicos de pesquisas relevantes.
Principais resultados
A análise de citação resultou em uma lista da literatura sugerida sobre Covid-19 e comportamento do consumidor. A análise de pareamento formou cinco fatores e 19 artigos, com uma variância explicada de 74,1% e demais dados estatísticos de acordo com a literatura.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com os resultados alcançados, lista da literatura sugerida e sugestões para pesquisas futuras, concluímos que esta pesquisa contribui para pesquisadores de todas as áreas das ciências sociais aplicadas direcionarem melhor suas pesquisas sobre o comportamento de consumo na pandemia da Covid-19.
Contribuições sociais/para a gestão
NÃO APLICADO NESTA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOMÉTRICA.

Abstract

Study goals
The objectives of this research are to analyse the sub-themes that emerge from the recent literature on consumption during the pandemic, to develop and present avenues for future research, and to present which are the most cited references in the literature.
Relevance / originality
Unusual consumption behaviours were identified in the first months of the Covid-19 pandemic, there was difficulty for industries to remain productive with the crisis. After a literature search, no bibliometric research was found relating consumer behavior to Covid-19.
Methodology / approach
The method of this research is the bibliometric review, with citation and bibliographic coupling strategies. Citation and bibliographic coupling analysis identify the performance of authors, journals, and research centres, in addition to making it possible to map the intellectual structure of literature.
Main results
Citation analysis resulted in a list of suggested literature on Covid-19 and consumer behavior. The pairing analysis formed five factors and 19 articles, with an explained variance of 74.1% and other statistical data according to the literature.
Theoretical / methodological contributions
With the results achieved, a list of suggested literature and suggestions for future research, we conclude that this research helps researchers from all areas of applied social sciences to better target their research on consumption behavior in the Covid-19 pandemic.
Social / management contributions
NOT APPLIED IN THIS BIBLIOMETRIC REVIEW SURVEY.