Resumo

Título do Artigo

Aplicação do modelo de transformação “Lean” na resolução de problemas de negócio
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Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Roberto Jorge Junior
Faculdade FIA de Administração e Negócios - São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Consolidar o modelo de transformação “Lean” e apresentar como sua aplicação foi realizada na resolução de problemas nas organizações associando-os ao desdobramento da estratégia.
Relevância/originalidade
Utilização de uma abordagem estruturada com alinhamento estratégico e com foco nas prioridades do negócio para gerar descobertas e solucionar problemas de alto impacto e efetividade para a organização.
Metodologia/abordagem
Aplicação do processo A3, com base no entendimento do problema, a partir do desdobramento estratégico, através de análise de causas e construção de aprendizado, para propor contramedidas eficazes que impactam o resultado do negócio, antes de pensar na solução.
Principais resultados
Proposição de contramedidas eficazes para as causas encontradas (redução do “lead time” de processo e melhor qualidade nos produtos gerados), aprendizado organizacional com envolvimento maior das equipes e conexão com um impacto estratégico – aumento da rentabilidade do negócio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Abordagem estruturada e concatenada com a estratégia permitiu ao time enxergar o valor da ferramenta (processo A3 e mapeamento de fluxo de valor) gerando engajamento, através das descobertas, para posterior implementação e monitoramento.
Contribuições sociais/para a gestão
Produtos financeiros desenvolvidos em menor tempo, com melhor qualidade contribuindo para melhor utilização dos mesmos pela sociedade.

Abstract

Study goals
Consolidate the “Lean” transformation model and present how its application was carried out in the resolution of problems in organizations, associating them with the deployment of the strategy
Relevance / originality
Structured approach usage with strategic alignment and focused on business priorities to generate discoveries and solve problems of high impact and effectiveness for the organization
Methodology / approach
Application of the A3 process, based on the understanding of the problem, from the strategic deployment, through analysis of causes and construction of learning, to propose effective countermeasures that impact the business result, before thinking about the solution
Main results
Proposition of effective countermeasures for the causes found (reduction of process lead time and better quality in the products generated), organizational learning with greater team involvement and connection with a strategic impact - profitability increase
Theoretical / methodological contributions
A structured approach linked to the strategy allowed the team to see the value of the tool (A3 process and value stream mapping) generating engagement, through discoveries, for further implementation and monitoring
Social / management contributions
Faster Financial products developed with better quality, contributing to better use of them by society