Resumo

Título do Artigo

Análise da Viabilidade Econômica da Instalação de Placas Solares Fotovoltaicas em uma Unidade Escolar Pública
Abrir Arquivo

Tema

Inovação na Administração Pública

Autores

Nome
1 - Pablo Ramon Fernandes de Oliveira
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Caraúbas
2 - Fabiano da Costa Dantas
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Caraúbas/RN

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a viabilidade econômica de implementação de uma usina solar fotovoltaica em uma unidade escolar básica localizada na Mesorregião do Oeste Potiguar, Rio Grande do Norte.
Relevância/originalidade
Mesmo o Brasil sendo um país com alta incidência de radiação solar, não é comum a utilização de placas fotovoltaicas nos setores públicos. O estudo analisa a viabilidade econômica de implementação de uma usina solar nesse setor numa região menos favorecida socioeconômica.
Metodologia/abordagem
Foram projetados custos, despesas e investimento do projeto, utilizando-se de indicadores matemáticos de viabilidade econômica como o Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Taxa Mínima de Atratividade, além do uso do Payback Simples e Descontado.
Principais resultados
O estudo econômico-financeiro do projeto fotovoltaico apontou elementos que tornam o projeto viável. O payback pequeno em relação a vida útil da usina fotovoltaica, cerca de 5 anos, VPL elevado e a TIR de aproximadamente 20%.
Contribuições teóricas/metodológicas
Não é comum a utilização de técnicas de viabilidade econômica em setores públicos de pequenas cidades interioranas da Região Nordeste. Principalmente em projetos de uma usina fotovoltaica. Portanto, estudos sobre esse tema tornam-se consistentes diante das informações obtidas sob uma perspectiva econômica/financeira.
Contribuições sociais/para a gestão
Utilização de fontes energéticas sustentáveis pelo setor público em uma região com alta incidência solar e vulnerável economicamente. Sendo fundamental para a economia nesse setor, com redução em gastos com energia elétrica e melhorando a alocação de recursos públicos em demais políticas.

Abstract

Study goals
Analyze the economic viability of implementing a solar photovoltaic plant in a basic school unit located in the Mesoregion of West Potiguar, Rio Grande do Norte, Brazil.
Relevance / originality
The Brazil is a country with a high incidence of solar radiation, the use of photovoltaic panels in the public sector isn’t common. The study analyzes the economic viability of a solar power plant in sector in a less socioeconomically favored region.
Methodology / approach
The project's costs, expenses, and investment were projected, and mathematical indicators of economic viability were used, such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Minimum Rate of Attractiveness (MIR), and the use of Simple and Discounted Payback.
Main results
The economic and financial study of the PV project pointed out elements that make the project viable. The small payback in relation to the useful life of the PV plant, about 5 years, high NPV and IRR of approximately 20%.
Theoretical / methodological contributions
The use and applicability of economic feasibility techniques in the public sectors of small cities in the Northeast Region is not common. Therefore, studies directed this theme become consistent in face of the information obtained from the economic/financial point of view.
Social / management contributions
The use of sustainable energy sources by the public sector in a region with high solar incidence and economically vulnerable. This is fundamental for economic in the public sector, with reduced spending and improving the allocation of public resources in other policies.