Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO DO MODELO LIFE CYCLE CANVAS (LCC) NO ENSINO DA GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Tatiana Dias Pires de Almeida Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Rafael Rodrigues da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Nova Cruz

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo objetiva apresentar como o modelo LCC pode atuar como um facilitador no processo de ensino da gestão de projetos.
Relevância/originalidade
A proposta é utilizar o LCC como ferramenta para preencher uma lacuna de falta de prática nos cursos e disciplinas de gestão de projetos de ensino superior no Brasil, conforme resultados de pesquisas de estudos aqui apresentados.
Metodologia/abordagem
Este artigo traz uma abordagem teórica, considerando que o modelo LCC é um modelo reconhecido pela simplicidade e dinamismo com que permite a gestão de todo o ciclo de vida do projeto envolvendo as boas práticas da gestão de projetos.
Principais resultados
Este artigo apresentou como o modelo LCC pode atuar como um facilitador no processo de ensino da gestão de projetos, sugerindo sua aplicabilidade como ferramenta para a prática dos ensinamentos em sala de aula.
Contribuições teóricas/metodológicas
Do ponto de vista teórico, o LCC pode ser um modelo visual que suporta o ensino e aprendizagem de gestão de projetos, promovendo o desenvolvimento e engajamento das partes envolvidas de maneira dinâmica e eficaz.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para o desenvolvimento de competências profissionais em gestão de projetos para lidar com os desafios da prática.

Abstract

Study goals
The purpose of this paper is to present how the LCC model can act as a facilitator in the project management teaching process.
Relevance / originality
The proposal is to use the LCC as a tool to fill a gap of lack of practice in higher education project management courses and disciplines in Brazil, according to research results from studies presented here.
Methodology / approach
This article brings a theoretical approach, considering that the LCC model is a model recognized for its simplicity and dynamism with which it allows the management of the entire project life cycle involving project management best practices.
Main results
This article presented how the LCC model can act as a facilitator in the project management teaching process, suggesting its applicability as a tool for the practice of teaching in the classroom.
Theoretical / methodological contributions
From a theoretical perspective, the LCC can be a visual model that supports the teaching and learning of project management, promoting the development and engagement of the parties involved in a dynamic and effective way.
Social / management contributions
This paper contributes to the development of professional skills in project management to deal with the challenges of practice.