Objetivo do estudo
Analisar como o capital social é desenvolvido pelos profissionais de TI no uso das redes sociais online (RSO), considerando a questão de gênero.
Relevância/originalidade
A pesquisa demonstra-se relevante, pois há apenas um número limitado de estudos que relaciona especificamente as redes eletrônicas, a questão de gênero, a formação do capital social e o contexto profissional, não havendo estudos voltados para profissionais de Tecnologia da Informação.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo participantes gerentes de TI do Sistema "S". Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo com auxílio do software Atlas.ti.
Principais resultados
Os resultados mostram que as redes sociais online geram capital social de ponte, agilizando a comunicação e tomada de decisão e o capital social de ligação, fortalecendo as mulheres no combate à desigualdade de gênero e às dificuldades enfrentadas na profissão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribuiu para o enriquecimento do campo teórico de capital social, sendo identificados novos benefícios que são gerados com o uso das redes sociais online para o trabalho de gestores, como o suporte na tomada de decisão e a sororidade.
Contribuições sociais/para a gestão
As redes sociais online facilitam o contato com grande quantidade de pessoas e a tomada de decisão. Desta forma, o Sistema S deve utilizá-las como um recurso estratégico para que tanto a organização quanto os funcionários sejam beneficiados.