Resumo

Título do Artigo

O Capital Social das Redes Sociais Online: um estudo com gerentes de TI
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Tema

Redes, Ecossistemas e Políticas de Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Mariane Araújo de Oliveira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA/UFRN
2 - Anatália Saraiva Martins Ramos
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar como o capital social é desenvolvido pelos profissionais de TI no uso das redes sociais online (RSO), considerando a questão de gênero.
Relevância/originalidade
A pesquisa demonstra-se relevante, pois há apenas um número limitado de estudos que relaciona especificamente as redes eletrônicas, a questão de gênero, a formação do capital social e o contexto profissional, não havendo estudos voltados para profissionais de Tecnologia da Informação.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo participantes gerentes de TI do Sistema "S". Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo com auxílio do software Atlas.ti.
Principais resultados
Os resultados mostram que as redes sociais online geram capital social de ponte, agilizando a comunicação e tomada de decisão e o capital social de ligação, fortalecendo as mulheres no combate à desigualdade de gênero e às dificuldades enfrentadas na profissão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribuiu para o enriquecimento do campo teórico de capital social, sendo identificados novos benefícios que são gerados com o uso das redes sociais online para o trabalho de gestores, como o suporte na tomada de decisão e a sororidade.
Contribuições sociais/para a gestão
As redes sociais online facilitam o contato com grande quantidade de pessoas e a tomada de decisão. Desta forma, o Sistema S deve utilizá-las como um recurso estratégico para que tanto a organização quanto os funcionários sejam beneficiados.

Abstract

Study goals
Analyze how social capital is developed by IT professionals in the use of online social networks, considering the issue of gender.
Relevance / originality
The research proves to be relevant, as there is only a limited number of studies that specifically relate electronic networks, the issue of gender, the formation of social capital and the professional context. There are no studies about Information Technology professionals.
Methodology / approach
The research used a qualitative approach. Data collection was carried out through semi-structured interviews, with participants being the IT managers of the "S" System. For data analysis, Content Analysis was used with the aid of the Atlas.ti software.
Main results
The results show that online social networks create bridging social capital, streamlining communication and decision-making, and bonding social capital, strengthening women in the fight against gender inequality and the difficulties faced in the profession.
Theoretical / methodological contributions
This work contributed to the enrichment of the theoretical field of social capital, identifying new benefits that are generated with the use of online social networks for the work of managers, such as support in decision-making and sorority.
Social / management contributions
Online social networks facilitate contact with large numbers of people and decision making. Thus, the "S" System must use them as a strategic resource for the organization and the employees be benefited.