Objetivo do estudo
Foi concitar, através de palestras e jogos educativos, a capacidade da gestão financeira pessoal dos estudantes do Ensino Médio, trazendo a reflexão da importância de gerenciar o próprio dinheiro, com o intuito de disseminar conhecimentos da realidade socioeconômica.
Relevância/originalidade
Se faz devido não existir na cidade de Barão de Cocais-MG qualquer diagnóstico sobre educação financeira para as crianças e adolescentes. Portanto, uma das formas de contribuir para a mudança desse quadro é promover, no âmbito escolar, este tipo de conhecimento.
Metodologia/abordagem
Para a elaboração deste estudo, os métodos mais apropriados que foram utilizados como base para a análise são a pesquisa de campo, bibliográfica e bate papo com os gestores de uma escola e alunos.
Principais resultados
Foi possível perceber após toda essa análise que é possível inserir o conhecimento sobre a Educação Financeira nas escolas públicas brasileiras no Ensino Médio, pois os alunos já a buscam de forma transversal, facilitando assim a sua inserção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa identificou o quão relevante é a metodologia financeira e como pode ser aplicada em vários âmbitos e idades de maneira a auxiliar no quotidiano e na vida das empresas e pessoas.
Contribuições sociais/para a gestão
Esse estudo buscou aprimorar o conhecimento dos alunos quanto à Educação Financeira; mostrá-los o valor do planejamento e equilíbrio em sua vida no presente e no futuro, atiçar ainda mais a curiosidade sobre a temática e colaborar com o déficit do Estado.