Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA DA PERIFERIA DE BARÃO DE COCAIS-MG: uma abordagem de ensino lúdica.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Esthéfany Karina da Silva Pereira
Rede de Ensino Doctum - João Monlevade
2 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
3 - Bráulio Frances Barcelos
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum -

Reumo

Objetivo do estudo
Foi concitar, através de palestras e jogos educativos, a capacidade da gestão financeira pessoal dos estudantes do Ensino Médio, trazendo a reflexão da importância de gerenciar o próprio dinheiro, com o intuito de disseminar conhecimentos da realidade socioeconômica.
Relevância/originalidade
Se faz devido não existir na cidade de Barão de Cocais-MG qualquer diagnóstico sobre educação financeira para as crianças e adolescentes. Portanto, uma das formas de contribuir para a mudança desse quadro é promover, no âmbito escolar, este tipo de conhecimento.
Metodologia/abordagem
Para a elaboração deste estudo, os métodos mais apropriados que foram utilizados como base para a análise são a pesquisa de campo, bibliográfica e bate papo com os gestores de uma escola e alunos.
Principais resultados
Foi possível perceber após toda essa análise que é possível inserir o conhecimento sobre a Educação Financeira nas escolas públicas brasileiras no Ensino Médio, pois os alunos já a buscam de forma transversal, facilitando assim a sua inserção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa identificou o quão relevante é a metodologia financeira e como pode ser aplicada em vários âmbitos e idades de maneira a auxiliar no quotidiano e na vida das empresas e pessoas.
Contribuições sociais/para a gestão
Esse estudo buscou aprimorar o conhecimento dos alunos quanto à Educação Financeira; mostrá-los o valor do planejamento e equilíbrio em sua vida no presente e no futuro, atiçar ainda mais a curiosidade sobre a temática e colaborar com o déficit do Estado.

Abstract

Study goals
It was to encourage, through lectures and educational games, the capacity for personal financial management of high school students, bringing a reflection on the importance of managing one's own money, with the aim of disseminating knowledge of the socioeconomic reality.
Relevance / originality
It is done because there is no diagnosis of financial education for children and adolescents in the city of Barão de Cocais-MG Therefore, one of the ways to contribute to changing this situation is to promote this type of knowledge in the
Methodology / approach
For the elaboration of this study, the most appropriate methods that were used as a basis for the analysis are field research, bibliographical research and chat with school managers and students.
Main results
It was possible to see after all this analysis that it is possible to insert knowledge about Financial Education in Brazilian public schools in High School, as students already seek it transversally, thus facilitating their insertion.
Theoretical / methodological contributions
This research identified how relevant the financial methodology is and how it can be applied in various areas and ages in order to help in the daily life and in the lives of companies and people.
Social / management contributions
This study sought to improve students' knowledge of Financial Education; to show them the value of planning and balance in their lives in the present and in the future, to arouse even more curiosity about the theme and collaborate with the State's