Resumo

Título do Artigo

Gerenciamento das comunicações em projetos: As ações e pontos de melhoria na perspectiva dos participantes de projetos.
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Edilson Queiroz dos Santos
Pecege - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (ESALQ/USP) - Piracicaba
2 - Alessandra Demite Gonçalves de Freitas
Universidade São Judas Tadeu - USJT / UFSC - Mooca
3 - Leticia Oliveira dos Ouros
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é caracterizar as ações e pontos de melhoria na comunicação na gestão de projetos.
Relevância/originalidade
A literatura aponta problemas de comunicação, entretanto na percepção dos participantes de projeto, estes problemas podem não ocorrer e outros ainda não considerados precisam de mais atenção.
Metodologia/abordagem
Os dados foram coletados por meio de questionários semi estruturados em formulários online (google forms) com integrantes de um grupo de gestão de projetos em uma rede social Participaram da pesquisa 106 profissionais da área de projetos Foi realizada a análise descritiva.
Principais resultados
Os resultados apontam lacunas na percepção da qualidade da comunicação entre a empresa e os participantes de projetos. Também são identificadas ações departamentais que corroboram com o conceito do framework Scrum.
Contribuições teóricas/metodológicas
Numa perspectiva empírica o artigo contribui com a reflexão das práticas de atuação gerencial da comunicação no gerenciamento de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo discute práticas de comunicação na gestão de projetos

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to characterize the actions and points for improvement in communication in project management.
Relevance / originality
The literature points out communication problems, however in the perception of the project participants, these problems may not occur and others not yet considered need more attention Data were collected through semi-structured questionnaires in online forms (google forms) with members of a
Methodology / approach
Data were collected through semi-structured questionnaires in online forms (google forms) with members of a project management group on a social network. 106 professionals from the project area participated in the research. Descriptive data analysis was performed.
Main results
The results point to gaps in the perception of the quality of communication between the company and project participants Departmental actions that corroborate the concept of the Scrum framework are also identified In the same way in the formation of the team,
Theoretical / methodological contributions
From an empirical perspective, the article contributes to the reflection of the management practices of communication in project management.
Social / management contributions
This article discusses communication practices in project management