Resumo

Título do Artigo

Sedentarismo em tempos de COVID-19: distorção seletiva e perceção de valor da importância da atividade física
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Christian Gomes e Souza Munaier
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - PPGA - FEAUSP
2 - EDUARDO MESQUITA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Francisco Antonio Serralvo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP -
4 - JOSE AFONSO MAZZON
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - são paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar diferença no comportamento de consumo de AF dos indivíduos sedentários vs praticantes; importância da distribuição do tempo dedicado ao consumo de AF; diferença na percepção de valor (hedônico vs utilitário) quando comparado com o tempo discricionário para o consumo de AF.
Relevância/originalidade
À luz do comportamento do consumidor e partido da literatura do marketing social upstream - observando a distorção seletiva e distribuição do tempo -, esta pesquisa tem como objetivo propor ações para o combate ao sedentarismo neste momento de combate à COVID-19.
Metodologia/abordagem
Quantitativa (survey, n=312), com coletas feitas através de escalas (Likert, 7 pontos) validadas pela literatura nos referidos construtos. Técnicas multivariadas (AFC, AFE, teste t de Student para amostras independentes) atestaram a qualidade das escalas e validaram ou rechaçaram as hipóteses propostas.
Principais resultados
Diferença (pessoas ativas vs. sedentárias) na percepção de risco da inatividade. Diferença (pessoas não usuárias de academia vs. usuárias) na percepção de risco do sedentarismo em relação à COVID-19. Diferença para a percepção de valor na alocação de tempo para AF orientada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dentro da literatura do marketing social upstream, avançou-se na compreensão da distorção seletiva e do valor dado (hedônico e utilitário) à distribuição do tempo discricionário para a adoção de um estilo de vida que combata o sedentarismo crônico em tempos de pandemia.
Contribuições sociais/para a gestão
Identificada a distorção seletiva, parece clara a urgência para que o sedentarismo seja debatido nos mesmos moldes das campanhas anti-tabaco. As academias devem buscar oferecer experiências hedônicas aos seus usuários, especialmente aos recém-matriculados e sem experiência prévia com a prática de AF.

Abstract

Study goals
Identify differences in PA consumption behavior of sedentary individuals vs practitioners; the importance of the distribution of time devoted to PA consumption; the difference in value perception (hedonic vs utilitarian) when compared with the discretionary time for PA consumption.
Relevance / originality
In light of consumer behavior and based on upstream social marketing literature - observing the selective distortion and distribution of time -, this research aims to propose actions to combat sedentary lifestyles at this time of combating COVID-19.
Methodology / approach
Quantitative (survey, n=312), with collections made using scales (Likert, 7-points) validated by the literature in the aforementioned constructs. Multivariate techniques (AFC, AFE, Student's t-test for independent samples) attested to the quality of the scales and validated or rejected the proposed hypotheses.
Main results
Difference (active vs. sedentary people) in the perception of risk of inactivity. Difference (non-gym users vs. users) in the perception of risk of a sedentary lifestyle in relation to COVID-19. The difference for perceived value in time allocation for guided PA.
Theoretical / methodological contributions
Within the upstream social marketing literature, theoretical contributions have been made in understanding the selective distortion and the value is given (hedonic and utilitarian) to the distribution of discretionary time for lifestyle adoption that combats chronic sedentarism in times of COVID-19 pandemic.
Social / management contributions
Identified the selective distortion, is mandatory to fight sedentary lifestyle in the same anti-tobacco campaigns path. Gyms should seek to offer hedonic experiences to their users, especially those newly enrolled and without previous experience with PA practice.