Resumo

Título do Artigo

EXPERIENCIA DO USUÁRIO E VALOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Juliano Idogawa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Flávio Santino Bizarrias
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar a literatura sobre experiência do usuário (UX) e estudos direcionados a valores percebidos e a mensuração destes valores
Relevância/originalidade
Este estudo buscou apresentar a relação entre UX e valor, tema até então pesquisado de forma segregada, conforme evidenciado no corpus de pesquisa.
Metodologia/abordagem
Pesquisa realizada por meio de uma revisão bibliométrica das bases Scopus e Web of Science utilizando artigos de periódicos entre 1966 e 2021 Utilizou-se um protocolo de pesquisa validado por três doutores e dois especialistas .
Principais resultados
Estudos quanto a usabilidade, design, produtividade e relações psicológicas sobre o valor e a UX figuraram com maior recorrência. A necessidade de se aprofundar o estudo da relação entre UX e valor foi evidenciada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição para praticantes e acadêmicos, este artigo busca apresentar os artigos relacionados ao tema de user experience e percepção de valor.
Contribuições sociais/para a gestão
O planejamento orientado à experiência do usuário permite identificar ações essenciais durante o desenvolvimento de softwares, que agreguem valor e com fundamentação em pesquisa.

Abstract

Study goals
Identify the literature on user experience (UX) and studies aimed at perceived values and the measurement of these values
Relevance / originality
This study sought to present the relationship between UX and value, a topic previously researched in a segregated way, as evidenced in the research corpus.
Methodology / approach
Research carried out through a bibliometric review of the Scopus and Web of Science databases using articles from journals between 1966 and 2021 A research protocol validated by three doctors and two specialists was used.
Main results
Studies on usability, design, productivity and psychological relationships on value and UX figured with greater recurrence. The need to deepen the study of the relationship between UX and value was highlighted.
Theoretical / methodological contributions
As a contribution to practitioners and academics, this article seeks to present articles related to the topic of user experience and perceived value.
Social / management contributions
User experience-oriented planning allows for the identification of essential actions during the development of software, which add value and are based on research.