Resumo

Título do Artigo

Go green or go home: economia criativa no projeto Na Rota da Sustentabilidade no Estado de Santa Catarina
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Michelin Pinto
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajaí
2 - Hans Peder Behling
-
3 - Eduardo Napole%C3%A3o
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar de que formas os conceitos de economia criativa foram desenvolvidos no projeto Na Rota da Sustentabilidade no Estado de Santa Catarina durante o seu período de atuação, especificamente identificando a aplicação dos princípios norteadores da Economia Criativa no Brasil.
Relevância/originalidade
A economia criativa como foco no turismo sustentável surge como alternativa de negócio, mostrando que o conhecimento, a criatividade e a cultura podem gerar inovação e inclusão social, sendo possível aplicá-la em áreas de grande potencial de desenvolvimento.
Metodologia/abordagem
Em relação aos objetivos, considera-se como metodologia exploratória, quanto à abordagem, classifica-se como qualitativa e a técnica para coleta de dados adotada foi a pesquisa bibliográfica documental, a partir dos relatos e viagens descritas no site do projeto.
Principais resultados
Observou-se a aplicação da economia criativa como geradora de renda na área do turismo sustentável, enquadrando-os dentro dos quatro princípios norteadores, sendo que a procura por estes destinos alternativos não se deve ao valor monetário, e sim à experiência sustentável proporcionada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica se faz possível identificar o referencial teórico no estudo do projeto aplicado na prática, podendo-se ampliar a análise a todos os locais visitados.
Contribuições sociais/para a gestão
A tendência sustentabilidade será cada vez mais aplicada em diversos setores e que a economia criativa voltada à área de turismo sustentável oportuniza o desenvolvimento de projetos provendo a diversidade cultural e inclusão social das comunidades nos quais estão inseridos.

Abstract

Study goals
To analyze how the project “Na Rota da Sustentabilidade” has applied creative economy concepts during its period of operation in the State of Santa Catarina, specifically identifying the application of the guiding principles of Creative Economy in Brazil.
Relevance / originality
The creative economic focused on sustainable tourism emerges as a business alternative, showing knowledge, creativity and culture as generate innovation and social inclusion, and it is possible to apply it in areas of great development potential.
Methodology / approach
In relation to the objectives, it is considered an exploratory methodology; as to the approach, it is classified as qualitative, and the technique used to collect data was documentary bibliographic research, based on the reports and trips described on the project's website.
Main results
The creative economy as an income generator in the area of sustainable tourism was observed, framing them within the four guiding principles, and the demand for these destinations is not due to the monetary value, but to the sustainable experience provided.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution, it is possible to identify the theoretical referential in the study of the project applied in practice, and to extend the analysis to all the sites visited.
Social / management contributions
Sustainable trends it will be more and more apply in several areas and the creative economic focused on the sustainable tourism area provides opportunities for the development of projects providing cultural diversity and social inclusion of the communities.