Resumo

Título do Artigo

Seleção e análise de um Portfólio Bibliográfico sobre Avaliação de desempenho em gestão de projetos de TI
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - ALEJANDRA MALLQUI ZAPANA
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco
2 - SANDRO CESAR BORTOLUZZI
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PATO BRANCO

Reumo

Objetivo do estudo
O artigo propõe um processo para a seleção e análise de um portfólio de artigos científicos sobre a Avaliação de Desempenho em gestão de projetos de TI.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é original pois não foi observado na revisão da literatura, pesquisa que utilizou a metodologia ProKnow-C para análise do alinhamento e lacunas entre a gestão de projetos de TI e a avaliação de desempenho.
Metodologia/abordagem
Os autores adotaram a metodologia “ProKnow-C”, uma metodologia de abordagem qualitativa que é usada para seleção e identificação da literatura, análise bibliométrica e sistêmica do Portfólio Bibliográfico (PB).
Principais resultados
Como resultado do trabalho, obtém-se um PB formado por 18 artigos alinhados ao tema de pesquisa e com reconhecimento científico, encontrou-se a falta de envolvimento do decisor no processo de construção dos instrumentos de avaliação de desempenho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Construir conhecimento sobre a forma de estruturação das pesquisas, obtendo de forma sistêmica uma visão geral do cenário da avaliação de desempenho de gestão de projetos de TI.
Contribuições sociais/para a gestão
Permitir aos profissionais visualizar os limites do conhecimento do PB, sobre gestão de desempenho na gestão de projetos de TI e quais são suas lacunas em relação ao modelo de referência de avaliação de desempenho.

Abstract

Study goals
The article proposes a process for the selection and analysis of a portfolio of scientific articles on Performance Assessment in IT project management.
Relevance / originality
This research is original because it was not observed in the literature review, research that used the ProKnow-C methodology to analyze the alignment and gaps between IT project management and performance evaluation.
Methodology / approach
The authors adopted the “ProKnow-C” methodology, a qualitative approach methodology that is used for literature selection and identification, bibliometric and systemic analysis of the Bibliographic Portfolio (BP).
Main results
As a result, it is obtained a BP consisting of 18 research works aligned with the research theme and with scientific recognition, it was found the lack of involvement of the decision-maker in the process of construction of performance assessment instruments.
Theoretical / methodological contributions
Build knowledge on how research is structured, systematically obtaining an overview of the IT project management performance assessment scenario.
Social / management contributions
Allow professionals to visualize the boundaries of BP's knowledge about performance management in IT project management and what are its gaps in relation to the reference model of performance evaluation.