Objetivo do estudo
Analisar a atratividade de um aglomerado não planejado de serviço de saúde sob a ótica da teoria do cluster e do mix do marketing de serviços (produto, praça, preço, promoção, pessoas, processos e evidências físicas).
Relevância/originalidade
Verificar quais fatores determinam a atratividade no setor de serviços de saúde serve de direcionamento para que os gestores de empresas que pertencem a esses aglomerados possam desenvolver estratégias adequadas à sua realidade, obtendo vantagem competitiva
Metodologia/abordagem
pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de entrevistas com questões fechadas em Aracaju, Sergipe. A regressão logística foi escolhida para análise dos dados da pesquisa e o software IBM SPSS foi utilizado para tratamento dos dados.
Principais resultados
Dos sete construtos, componentes do mix de marketing de serviços, apenas dois não são considerados relevantes para a atratividade do aglomerado pesquisado: promoção e pessoas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse tema vem sendo pesquisado de forma significativa no varejo, mas a análise desse fenômeno no âmbito de serviços (em especial o que trata dos serviços de saúde) é uma lacuna teórica e prática latente.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa contribui para o reconhecimento da importância da administração do composto de marketing para a otimização da gestão dos serviços de saúde