Resumo

Título do Artigo

COCRIAÇÃO DE VALOR, CONSUMIDORES E STAKEHOLDERS – UMA VERIFICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO, TURISMO E HOSPITALIDADE.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Cooperativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Daniele Leite Prado
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Resumo
Com a competição crescente e as novas maneiras de estrutura organizacional, a relação tradicional entre consumidores e empresas evoluiu para atuações mais participativas e criativas. Nesse cenário, a cocriação de valor surge com stakeholders e consumidores participando ativamente na criação de soluções, produtos e processos, em conjunto com as organizações. No setor de turismo e hospitalidade, o produto, ou serviço turístico, é construído e ofertado baseado na experiência vivenciada pelos consumidores e compartilhada com as empresas. Por meio de um levantamento bibliográfico de 196 artigos, extraídos das bases SPELL e SciELO, foi construída uma matriz de amarração contendo: títulos dos artigos e periódicos, anos de publicações, autores e objetos de estudo. Os resultados demonstraram evolução dos estudos sobre o tema, em número de trabalhos publicados e variedade de campos de aplicação. Concluiu-se que os artigos buscaram entender o impacto da cocriação de valor nos processos estratégicos e operacionais nas organizações.

Abstract

Abstract
With growing competition and new forms of organizational structure, the traditional relationship between consumers and companies has evolved into more participatory and creative actions. In this scenario, value co-creation arises with stakeholders and consumers actively participating in the creation of solutions, products and processes, together with organizations. In the tourism and hospitality sector, the tourist product or service is built and offered based on the experience lived by consumers and shared with companies. Through a bibliographic survey of 196 articles, extracted from the SPELL and SciELO databases, a mooring matrix was built containing: titles of articles and journals, years of publications, authors and objects of study. The results showed an evolution of studies on the subject, in number of published works and variety of application fields. It was concluded that the articles sought to understand the impact of value co-creation on strategic and operational processes in organizations.