Objetivo do estudo
atribuir variáveis financeiras ao framework RCOV para que ele possa mensurar a captura de valor de um conjunto de empresas brasileiras de capital aberto, tornando-se uma ferramenta para avaliar o impacto dos modelos de negócios sobre esses resultados.
Relevância/originalidade
A literatura sobre modelos de negócios tem-se desenvolvido acentuadamente nos últimos anos Apesar disso, há um aspecto que ainda não tem sido devidamente tratado: o efeito que esses modelos têm sobre a captura de valor. Este é o foco do artigo.
Metodologia/abordagem
Para isso, investigamos o desempenho de uma amostra não probabilística de 46 empresas ao longo de onze anos, considerando o framework RCOV como representativo do modelo de negócio adotado. Nós analisamos os dados quantitativamente por meio da regressão em painel.
Principais resultados
Os resultados indicaram os componentes do RCOV e seus inter-relacionamentos podem funcionar como um instrumento adequado para medir a captura de valor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dessa forma, concluímos que a literatura sobre modelos de negócio pode – e deve – dar mais atenção a essa importante questão para se firmar, definitivamente, como uma alternativa viável para as abordagens tradicionais da estratégia competitiva.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados indicam que os gestores podem se beneficiar substancialmente do uso do RCOV como ferramenta para avaliar, monitorar e modificar os modelos de negócio das empresas para que eles possam direcionar as atividades gerenciais para a captura de mais valor.