Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIO E CAPTURA DE VALOR: UM ESTUDO COM O FRAMEWORK RCOV
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Priscila Venâncio Alves
-
2 - Humberto Elias Garcia Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
atribuir variáveis financeiras ao framework RCOV para que ele possa mensurar a captura de valor de um conjunto de empresas brasileiras de capital aberto, tornando-se uma ferramenta para avaliar o impacto dos modelos de negócios sobre esses resultados.
Relevância/originalidade
A literatura sobre modelos de negócios tem-se desenvolvido acentuadamente nos últimos anos Apesar disso, há um aspecto que ainda não tem sido devidamente tratado: o efeito que esses modelos têm sobre a captura de valor. Este é o foco do artigo.
Metodologia/abordagem
Para isso, investigamos o desempenho de uma amostra não probabilística de 46 empresas ao longo de onze anos, considerando o framework RCOV como representativo do modelo de negócio adotado. Nós analisamos os dados quantitativamente por meio da regressão em painel.
Principais resultados
Os resultados indicaram os componentes do RCOV e seus inter-relacionamentos podem funcionar como um instrumento adequado para medir a captura de valor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dessa forma, concluímos que a literatura sobre modelos de negócio pode – e deve – dar mais atenção a essa importante questão para se firmar, definitivamente, como uma alternativa viável para as abordagens tradicionais da estratégia competitiva.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados indicam que os gestores podem se beneficiar substancialmente do uso do RCOV como ferramenta para avaliar, monitorar e modificar os modelos de negócio das empresas para que eles possam direcionar as atividades gerenciais para a captura de mais valor.

Abstract

Study goals
To assign financial variables to the RCOV framework to measure the value capture of a set of publicly traded Brazilian companies, becoming a tool for assessing the impact of business models on these results.
Relevance / originality
The literature on business models has developed markedly in recent years. Nevertheless, one aspect has not yet been appropriately addressed: the effect these models have on the capture of value. This is our focus.
Methodology / approach
To this end, we investigate the performance of a non-probability sample of 46 companies over eleven years, considering the RCOV framework as representative of the business model adopted. We analyze the data quantitatively, employing panel regression.
Main results
The results indicated that the RCOV components and their interrelationships could work as a suitable instrument to measure value capture.
Theoretical / methodological contributions
Thus, we conclude that the literature on business models can - and should - pay more attention to this critical issue to definitively establish itself as a viable alternative to traditional approaches to competitive strategy.
Social / management contributions
The results of this study indicate that managers can substantially benefit from using the RCOV as a tool to assess, monitor, and modify companies' business models so that they can direct managerial activities toward capturing more value in the marketplace.