Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL COM O FRAMEWORK INTEGRATIVO
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Cleberson Luiz Santos de Paula
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Coração Eucarístico
2 - Humberto Elias Garcia Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Propor o desenvolvimento de um framework a partir dos modelos de negócios existentes, que possibilite a avaliação dos negócios sociais.
Relevância/originalidade
Negócios sociais é um formato organizacional que busca atingir a sustentabilidade financeira e geração de valor socioambiental. Este estudo preenche duas lacunas: a) avanço nos estudos sobre negócios sociais; b) modelos de negócios existentes não abordam o valor social qualitativa ou quantitativamente.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso único com avaliação das principais variáveis envolvendo o negócio social da empresa selecionada.
Principais resultados
O framework integrativo apresenta uma estrutura apoiada nos modelos revisitados, identificando o propósito da organização, retorno econômico e social. Ele foi aplicado em um negócio social e os resultados conduzem os gestores a avaliar o negócio da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados apontam a visão dos sócios sobre o propósito, geração de valor e impacto social. As informações gerenciais e pesquisa aplicada aos indivíduos impactados permitiram identificar a visão realizada, fornecendo uma leitura completa do propósito e resultados esperados.
Contribuições sociais/para a gestão
O framework integrativo desenvolvido neste trabalho pode ser uma ferramenta crucial para os gestores conciliarem a rentabilidade exigida pelos stakeholders com as crescentes demandas da sociedade sobre as empresas.

Abstract

Study goals
To propose the development of a framework from existing business models that enables the evaluation of social businesses.
Relevance / originality
Social business is an organizational format that seeks to achieve financial sustainability and social and environmental value generation. This study fills two gaps: a) advancement in studies on social business; b) existing business models do not address social value qualitatively or quantitatively.
Methodology / approach
Single case study with evaluation of the main variables involving the social business of the selected company.
Main results
The integrative framework presents a structure supported by the models revisited, identifying the purpose of the organization, economic and social return. It was applied to a social business and the results lead managers to evaluate the company's business.
Theoretical / methodological contributions
The results point out the partners' views on purpose, value generation, and social impact. The managerial information and survey applied to impacted individuals allowed the identification of the realized vision, providing a complete reading of the purpose and expected results.
Social / management contributions
The integrative framework developed in this work can be a crucial tool for managers to reconcile the profitability demanded by stakeholders with society's growing demands on businesses.