Resumo

Título do Artigo

A percepção individual para adesão a inovações tecnológicas por profissionais de contabilidade: uma estudo a luz da TUAUT.
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Luciano Jose da Paixão Fiel Reis
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - BARRA FUNDA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é explicar se há influência positiva das variáveis da TUAUT sobre a adoção de novas tecnologias por profissionais brasileiros de contabilidade.
Relevância/originalidade
Nossa pesquisa é por conveniência, onde não foi encontrado estudo sobre a influência das variáveis EE, EP, IS, CF, Experiência e Voluntariedade de Uso sobre profissionais brasileiros de contabilidade. Tomamos como base um estudo americano com profissionais da área da construção civil.
Metodologia/abordagem
Nossa pesquisa é considerada uma pesquisa por conveniência, exploratória e descritiva que busca a luz de uma das teorias mais consagradas da literatura a resposta a questão de pesquisa onde para aumentarmos nossa amostra utilizamos o método bola de neve.
Principais resultados
Alcançando 236 respondentes, separados em 2 grupos, sendo o primeiro de contadores e o segundo de não contadores, com essa amostra desejamos contribuir com a explicação da influência da TUAUT na adoção de novas tecnologias especificamente por profissionais de contabilidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição desta pesquisa é esclarecer quais são as principais motivadoras para adoção de novas tecnologias, apoiando assim desde a base da formação de novos profissionais a empresas que comercializam ferramentas tecnológicas.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições são de demonstrar o que influencia a adoção ou não de novas tecnologias para a melhor gestão das tarefas do profissional de contabilidade.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to explain whether there is a positive influence of the TUAUT variables on the adoption of new technologies by Brazilian accounting professionals.
Relevance / originality
Our research is for convenience, where no study was found on the influence of the variables EE, EP, IS, CF, Experience and Voluntary Use on Brazilian accounting professionals We are based on an American study with professionals in the field of civil
Methodology / approach
The research is considered a research for convenience, exploratory and descriptive that seeks the light of one of the most established theories in the literature to answer the research question where to increase our sample we use the snowball method.
Main results
Reaching 236 respondents, separated into 2 groups, the first being accountants and the second non-accountants, with this sample we want to contribute to explaining the influence of TUAUT in the adoption of new technologies specifically by accounting professionals.
Theoretical / methodological contributions
The main contribution of this research is to clarify which are the main motivators for the adoption of new technologies, thus supporting from the base of the formation of new professionals to companies that commercialize technological tools.
Social / management contributions
Contributions are to demonstrate what influences the adoption or not of new technologies for better management of the accounting professional's tasks.