Resumo

Título do Artigo

AS TRANSFORMAÇÕES DO CAMPO CINEMATOGRÁFICO NO BRASIL E OS EFEITOS DA ENTRADA NO MERCADO EUROPEU: UMA RELEITURA PARA O PERÍODO DE 1996 A 2019
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Leonardo Gustavo Schneider
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Sede
2 - Fernando Dias Lopes
-
3 - Flávio Régio Brambilla
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo é uma releitura, aprimorada e atualizada, desenvolvida a partir do artigo de Schneider e Lopes (2016), sobre a inserção do cinema brasileiro no mercado europeu.
Relevância/originalidade
O artigo explora o contexto de internacionalização do cinema brasileiro, a partir da análise de dados existentes sobre o setor, apresentando as condições e fatores que possibilitaram essa inserção, tendo como referência o período compreendido entre os anos 1996 e 2019.
Metodologia/abordagem
Foi utilizada a Teoria da Escola de Uppsala de internacionalização como referência de análise. Utilizaram-se dados secundários, provenientes de entidades ligadas ao cinema e fontes especializadas.
Principais resultados
As mudanças no campo explicam a intensidade e as formas com que o cinema brasileiro entra no mercado internacional e, em parte, são congruentes com certos aspectos analisados pela Escola de Internacionalização de Uppsala.
Contribuições teóricas/metodológicas
Poucos estudos sobre cinema abordam o contexto dos mercados emergentes no cenário internacional, apesar da contribuição econômica dessas produções.
Contribuições sociais/para a gestão
O presente estudo aborda uma relação diferenciada do setor, na sua integração entre o Brasil e a Europa.

Abstract

Study goals
This study is a rereading, improved and updated, developed based on the article by Schneider and Lopes (2016), about the insertion of Brazilian film in the European market.
Relevance / originality
The paper explores the context of the internationalization of Brazilian film, based on the analysis of existing data on the sector, presenting the conditions and factors that made this insertion possible, having as reference the period between the years 1996 and 2019.
Methodology / approach
The Uppsala School theory for internationalization was adopted. Secondary data were used, from cinema-related bodies and specialized sources.
Main results
The changes in the field explain the intensity and the ways in which Brazilian film enters the international market and, in part, are congruent with certain aspects analyzed by the Uppsala School of Internationalization.
Theoretical / methodological contributions
Few studies on cinema address the context of emerging markets on the international stage, despite the economic contribution of these productions.
Social / management contributions
The present study addresses a differentiated relationship of the sector, in its integration between Brazil and Europe.