Resumo

Título do Artigo

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TORNO DO DESAFIO DA OMO PARA MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Thais Pires Lima
ESPM - São Paulo
3 - rodrigo guimarães motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Resumo
Adotou-se, com estudantes do ensino técnico de uma escola de São Paulo, a metodologia Caso de Ensino, voltada para a aprendizagem baseada na prática. Assim, esta metodologia parte de um desafio real de negócio e mobiliza o estudante para propor uma solução. Nesta reflexão tem-se os resultados quanto às percepções dos alunos sobre esse processo de ensino e aprendizagem, quanto ao Caso de Ensino da Omo. O Caso mostra como a marca construiu um comportamento de consumo para o sabão em pó e mobiliza os estudantes para uma atuação frente ao novo desafio da marca: emplacar o detergente líquido. Buscou as proposições dos alunos, de estratégias de marketing assertivas, que situassem a sustentabilidade como comportamento de consumo. Terminado o Caso, os alunos responderam a pesquisas e, de acordo, com as quatro categorias analisadas: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante; e engajamento, consideram uma metodologia eficaz de aprendizagem.

Abstract

Abstract
It was adopted, with students from technical education at a school in São Paulo, the Teaching Case methodology, focused on practice-based learning. Thus, this methodology starts from a real business challenge and mobilizes the student to propose a solution. In this reflection, we have the results regarding the students' perceptions about this teaching and learning process, regarding the Omo Teaching Case. The Case shows how the brand has built a consumer behavior for washing powder and mobilizes students to act in the face of the brand's new challenge: to license liquid detergent. It sought the students' propositions of assertive marketing strategies that placed sustainability as a consumer behavior. After the Case, the students responded to surveys and, according to the four categories analyzed: practical learning; theories subordinated to practice; interesting challenge; and engagement, consider an effective learning methodology.