Objetivo do estudo
A questão que conduz este estudo é: Como podemos utilizar ações de endomarketing na estratégia de gestão interna? E quais os benefícios que serão alcançados através da implantação do endomarketing?
Relevância/originalidade
As organizações buscam estratégias e ações internas eficientes, esperando um resultado positivo. A vantagem competitiva é um fator chave no mundo dos negócios, que motiva as empresas procurarem alternativas para se destacar perante a concorrência.
Metodologia/abordagem
Através de uma pesquisa teórica, com base na literatura, o artigo traz ao leitor um entendimento sobre o conceito endomarketing e quanto ele se torna eficiente quando colocado em prática.
Principais resultados
Não necessariamente o sucesso de algumas empresas está atribuído a um bom clima organizacional, mas um clima ruim certamente impede o sucesso. As ações de endomarketing têm um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho agradável.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem conceitual sobre o endomarketing, e como obter melhorias no ambiente interno, criando uma estratégia de gestão, visando seus colaboradores.
Contribuições sociais/para a gestão
Se a qualidade do relacionamento da empresa com os seus empregados é diretamente proporcional ao desempenho financeiro, o investimento em endomarketing é uma estratégia capaz de aumentar o lucro da organização.