Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM E A ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Francisco Carlos Cobaito
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Eliane lima rodrigues
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra funda
3 - Roberto Carlos Castro de Ponte
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
A finalidade deste artigo consiste em entender como a aprendizagem é usada estrategicamente na gestão de projetos, reforçando-se a ideia de que o investimento em aprendizagem no ambiente de projetos, pode ser relevante para o alcance dos objetivos estratégicos de uma empresa.
Relevância/originalidade
Importância de se compreender a aquisição de conhecimento em um ambiente de projeto, estudando os seus processos e ferramentas de aprendizagem, que por fim, apoiam a estratégia global de uma empresa.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, metodologia de revisão sistemática da literatura.
Principais resultados
Importância das lições aprendidas, as competências e capacidades dinâmicas na gestão de projetos, a aprendizagem frente as estratégias organizacionais, como também o aprendizado compartilhado nas organizações dentro do gerenciamento de projetos focando na captura e armazenamento de conhecimento para enriquecer o aprendizado
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para uma discussão teórica e empírica sobre como os conhecimentos adquiridos em projetos se transformam em rotinas e práticas de aprendizagem organizacional, que ancorados nas capacidades dinâmicas, permitem às empresas desenvolver ou remodelar suas ações estratégicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Não aplicável.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to understand how learning is used strategically in project management, reinforcing the idea that investing in learning in the project environment can be relevant for achieving a company's strategic objectives.
Relevance / originality
Importance of understanding the acquisition of knowledge in a project environment, studying its processes and learning tools, which ultimately support a company's global strategy.
Methodology / approach
Qualitative approach, systematic literature review methodology.
Main results
Importance of lessons learned, dynamic skills and capabilities in project management, learning in front of organizational strategies, as well as shared learning in organizations within project management focusing on capturing and storing knowledge to enrich learning
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to a theoretical and empirical discussion about how the knowledge acquired in projects is transformed into organizational learning routines and practices, which, anchored in dynamic capabilities, allow companies to develop or remodel their strategic actions
Social / management contributions
Not applicable.