Resumo

Título do Artigo

Ensino, Aprendizagem e Educação em Gestão de Projetos: Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Eduardo de Lima Pinto Carreiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial UNINOVE
2 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do presente trabalho é compreender como acontece a educação, o ensino e a aprendizagem na gestão de projetos e quais são os seus desafios.
Relevância/originalidade
O trabalho desenvolve um Revisão Sistemática da Literatura sobre as temáticas aprendizagem, ensino e educação e Gestão de Projetos com o intuito de compreender a literatura e os desafios destas temáticas.
Metodologia/abordagem
Revisão Sistemática da Literatura
Principais resultados
Observou-se que existem lacunas nos estudos que tratam dos temas aprendizagem, ensino e educação em relação a gestão de projeto, como: gestão de processos de aprendizagem, relacionamento entre aprendizagem das instituições de ensino e ambientes organizacionais, impacto da aprendizagem informal e aprendizagem
Contribuições teóricas/metodológicas
Desenvolvimento de uma Revisão Sistemática da Literatura para as temáticas aprendizagem, ensino e educação em gestão de projetos com as dez principais revistas científicas da área.
Contribuições sociais/para a gestão
Compreensão das principais publicações das temáticas aprendizagem, ensino e educação em gestão de projetos com as dez principais revistas científicas da área, bem como, identificação de lacunas para futuras pesquisas.

Abstract

Study goals
The aim of this paper is to understand how education, teaching, and learning take place in project management and what its challenges are. Learning; Teaching; Education; Project Management.
Relevance / originality
The paper develops a Systematic Literature Review on the themes of learning, teaching and education, and Project Management in order to understand the literature and the challenges of these themes.
Methodology / approach
Systematic Literature Review
Main results
It was observed that there are gaps in the studies dealing with the topics of learning, teaching and education in relation to project management, such as: management of learning processes, relationship between learning in educational institutions and organizational environments, impact of informal
Theoretical / methodological contributions
Development of a Systematic Literature Review for the themes learning, teaching, and education in project management with the top ten scientific journals in the area.
Social / management contributions
Understanding of the main publications on the themes of learning, teaching, and education in project management with the top ten scientific journals in the area, as well as, identification of gaps for future research.