Resumo

Título do Artigo

A IMPLANTAÇÃO DO PMO E O NÍVEL DE COMPETÊNCIAS EM PROJETOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: AS LIÇÕES APRENDIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE OSASCO.
Abrir Arquivo

Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - André Roberto Ramos dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é apresentar as lições aprendidas na implantação do PMO – Project Management Office e o nível de competências em projetos dos funcionários dessa nova estrutura organizacional da administração pública na cidade de Osasco.
Relevância/originalidade
Em busca das respostas dos problemas apontados, abordamos através da literatura os dois assuntos de interesse deste relato técnico: o primeiro é sobre o PMO - Project Management Office e o segundo sobre a análise de competências em projetos.
Metodologia/abordagem
A metodologia foi implantada com a participação do autor atuando como parte diretamente envolvida, o que caracterizou o método de abordagem como uma pesquisa-ação, na qual os autores se envolvem com o caso e contribuem para o alcance dos resultados.
Principais resultados
Aprendizado obtido, constituir um banco de lições aprendidas e um grande encontro com todos os gerentes de projetos, para que todos possam dar seu testemunho das lições aprendidas até esse momento, que possa ser consultado futuramente, quando da implantação de outros PMO.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ampliar e disseminar material para outros estudos de implantação de escritório de projetos na área pública, com foco em novas áreas como inovação e tecnologia.
Contribuições sociais/para a gestão
Dar continuidade do aprendizado obtido com as lições aprendidas, dar suporte a administração pública para implantação do PMO voltados ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos de inovação frugal.

Abstract

Study goals
The objective of this technical report is to present the lessons learned in the implementation of the Project Management Office and the level of competences in projects of the employees of this new organizational structure of the public adm in Osasco.
Relevance / originality
In search of answers to the problems mentioned, we approached through the literature the two subjects of interest in this technical report: the first is about the Project Management Office and the second about the analysis of competences in projects.
Methodology / approach
The methodology was implemented with the participation of the author acting as a directly involved party, which characterized the approach method as an action research, in which the authors get involved with the case and contribute to the achievement of results.
Main results
Learning obtained, to create a bank of lessons learned and a great meeting with all project managers, so that everyone can give their testimony of the lessons learned so far, which can be consulted in the future, when other PMO's.
Theoretical / methodological contributions
Expand and disseminate material for other studies of project office implementation in the public area, focusing on new areas such as innovation and technology.
Social / management contributions
Continuing the learning obtained with the lessons learned, supporting the administration public for the implementation of the PMO, development and management of frugal innovation projects.