Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO DE CASO DE CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - Francisco Idelbrando Rodrigues Coelho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico, é mostrar os critérios de seleção de um programa de gerenciamento de portfólio através de um estudo de caso, e como melhorar estes critérios para a tomada de decisão e aprovação de projetos.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante para a tomada de decisão em gerenciamento de portfólio de projetos, levando em consideração os critérios de seleção.
Metodologia/abordagem
Este trabalho tem como base a pesquisa qualitativa exploratória por meio de estudo de caso, uma vez que foram explorados os critérios de seleção de projetos de uma organização inseridos num programa de gestão de portfólio.
Principais resultados
Com a inclusão da matriz Complexidade no processo de avaliação das ideias para obtenção da nota para o projeto, notou-se um aumento nas notas de projetos menos complexos, portanto, mais fáceis e mais rápidos de se implementar.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribui com a literatura de gerenciamento de portfílio dentro da gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição deste trabalho está no fato de possibilitar uma melhor tomada de decisão de ideias para projetos, escolhendo ideias que mais contribuem para a estratégia da organização.

Abstract

Study goals
The purpose of this technical report is to show the selection criteria for a portfolio management program through a case study, and how to improve these criteria for decision making and project approval.
Relevance / originality
The study is relevant for decision making in project portfolio management, taking into account the selection criteria.
Methodology / approach
This work is based on exploratory qualitative research through a case study, since the selection criteria of projects of an organization inserted in a portfolio management program were explored.
Main results
With the inclusion of the Complexity matrix in the process of evaluating ideas to obtain the grade for the project, there was an increase in the grades of less complex projects, therefore, easier and faster to implement.
Theoretical / methodological contributions
This work contributes to the portfolio management literature within project management.
Social / management contributions
The contribution of this work lies in the fact that it enables a better decision-making of ideas for projects, choosing ideas that contribute most to the organization's strategy.