Resumo

Título do Artigo

O (RE)POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Leticia Vilani Morosino
Universidade de Brasília - UnB - Campus Darcy Ribeiro
2 - Aluísio Viveiros Camargo
Universidade de Brasília - UnB - Campus Darcy Ribeiro
3 - JULIO EDUARDO DA SILVA MENEZES
Escola Superior de Defesa - Divisão de Pesquisa e Pós graduação

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar como o (re)posicionamento estratégico da Agência Espacial Brasileira poderia torná-la relevante no processo decisório nacional, especialmente em temáticas pertinentes ao setor espacial, além de lhe conferir legitimidade em relações com organizações que utilizam serviços espaciais em atividades estratégicas.
Relevância/originalidade
O posicionamento institucional é fator relevante para o sucesso organizacional. Analisa-se, assim, se uma possível alteração do posicionamento da Agência na estrutura governamental teria o condão de fortalecer a coordenação do Programa Espacial.
Metodologia/abordagem
O referencial teórico apoiou-se em pesquisa bibliográfica qualitativa, com conexão aos estudos de estratégia (Henry Mintzberg) e do modelo estrelar (Jay Galbraith). Promoveu-se, ainda, estudo comparado para análise acerca do posicionamento de outras agências espaciais em cadeias decisórias.
Principais resultados
A atividade espacial, por sua estratégia e transversalidade, deveria ser posicionada no primeiro escalão do governo federal, com possível retorno ao seu órgão de vinculação inicial, ou seja, a Presidência da República.
Contribuições teóricas/metodológicas
O elemento “processo” trazido por Galbraith, enquanto sistemas e fluxos de informação, e “posição”, cunhado por Mintzberg, demonstraram que o posicionamento organizacional estratégico e a regularidade dos processos, garantem efetividade no fluxo de informações da organização e no processo decisório.
Contribuições sociais/para a gestão
O reposicionamento da Agência Espacial Brasileira pode garantir maior efetividade da coordenação da política espacial no País, racionalizando os custos e otimizando processos decisórios.

Abstract

Study goals
Assess how the strategic (re)positioning of the Brazilian Space Agency could make it relevant in the national decision-making process, especially in issues related to the space sector, in addition to granting it legitimacy in relations with organizations that use space services.
Relevance / originality
Institutional positioning is a relevant factor for organizational success. Thus, it is analyzed whether a possible change in the positioning of the Agency in the governmental structure would have the power to strengthen the coordination of the Brazilian Space Program.
Methodology / approach
The theoretical framework was supported by qualitative bibliographic research, linked to strategy studies (Henry Mintzberg) and the Star Model (Jay Galbraith). A comparative study was also carried out to analyze the positioning of other space agencies in decision-making chains.
Main results
Due to its strategic and transversal attributions, the space activity must position itself at the first level of the federal government, with a possible return to its initial affiliation body, that is, the Presidency of the Republic.
Theoretical / methodological contributions
The “process” element brought by Galbraith, as systems and information flows, and “position”, coined by Mintzberg, demonstrated that the organizational strategic positioning and the regularity of the processes guarantee effectiveness in the organization's information flow and in the decision-making process.
Social / management contributions
The repositioning of the Brazilian Space Agency can guarantee greater effectiveness in the coordination of space policy in the country, rationalizing costs and optimizing decision-making processes.