Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E VALOR PARA A EMPRESA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - MARIA ADRIANA LEANDRO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial Uninove
3 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
SUMARIZAR AS SIMILARIDADES SOBRE COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA CONTRIBUI PARA O VALOR DA EMPRESA E IDENTIFICAR AS TEORIAS EXPLICITAMENTE DECLARADAS E AS SUBJACENTES UTILIZADAS NA LITERATURA, A PARTIR DA LITERATURA PUBLICADA ATÉ 2021
Relevância/originalidade
HÁ POUCOS ESTUDOS QUE ABORDAM CONJUNTAMENTE A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E O VALOR PARA A EMPRESA.
Metodologia/abordagem
É FEITA A REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PUBLICADA ATÉ 2021 NAS BASES SCOPUS E WEB OF SCIENCE, A PARTIR DOS TERMOS DE BUSCA QUE ASSOCIAM IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E VALOR, BEM COMO TERMOS QUE USAM SINÔNIMOS PARA AUMENTAR O PODER DE CAPTURA
Principais resultados
CONSTATADO NÃO HAVER UM CORPO DE ESTUDOS UNIFICADO NO TEMA ESTUDOS ABORDAM A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA EM ÂMBITOS CORPORATIVO, FUNCIONAL OU GOVERNAMENTAL, TAMBÉM HÁ DUAS ABORDAGENS DISTINTAS DE VALOR: QUANTITATIVA OU QUALITATIVA A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS CONCENTRA-SE EM ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E
Contribuições teóricas/metodológicas
A FRAGMENTAÇÃO TEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E DIFERENTES CONCEITOS DE VALOR POSSIBILITAM EXPLORAR DIFERENTES QUESTÕES DE PESQUISA, QUE PODEM TRAZER HIPÓTESES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA PARA O VALOR, APLICANDO MÉTODOS DIVERSOS, INCLUSIVE ESTUDOS DE CASO
Contribuições sociais/para a gestão
A DISTINÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS E FUNCIONAIS EM CONJUNTO COM AS DIFERENTES POSSÍVEIS ABORDAGENS DE VALOR PODEM CONTRIBUIR PARA OS EXECUTIVOS ALINHAREM ESFORÇOS E RECURSOS DE FORMA ADEQUADA QUANDO SE DEPARA COM O DESAFIO DE IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA.

Abstract

Study goals
SUMMARIZE SIMILARITIES ON HOW STRATEGY IMPLEMENTATION CONTRIBUTES TO COMPANY VALUE AND IDENTIFY EXPLICITLY STATED AND UNDERLYING THEORIES USED IN THE LITERATURE, FROM PUBLISHED STUDIES UP TO 2021
Relevance / originality
THERE ARE FEW STUDIES THAT SIMULTANEOUSLY APPROACH THE IMPLEMENTATION OF THE STRATEGY AND THE VALUE FOR THE COMPANY.
Methodology / approach
A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF THE STUDIES PUBLISHED UP TO 2021 IN THE SCOPUS AND WEB OF SCIENCE DATABASES IS CARRIED OUT, BASED ON THE SEARCH TERMS THAT ASSOCIATE STRATEGY IMPLEMENTATION AND VALUE, AS WELL AS TERMS THAT USE SYNONYMS TO INCREASE
Main results
THE STUDY REVEALED THAT THERE IS NO AN UNIFIED BODY OF STUDY ON THE SUBJECT STUDIES APPROACH THE IMPLEMENTATION OF THE STRATEGY UNDER CORPORATE, FUNCTIONAL OR GOVERNMENTAL SCOPES, ALSO THERE ARE TWO DIFFERENT VALUE APPROACHES: QUANTITATIVE OR QUALITATIVE MOST OF THE STUDIES
Theoretical / methodological contributions
THE THEMATIC FRAGMENTATION OF STUDIES ON STRATEGY IMPLEMENTATION IN ADDITION TO VALUE CONCEPTS MAKE IT POSSIBLE TO EXPLORE DIFFERENT RESEARCH QUESTIONS, WHICH MAY BRING HYPOTHESES ABOUT THE CONTRIBUTION OF STRATEGY IMPLEMENTATION TO VALUE, APPLYING VARIOUS METHODS, INCLUDING CASE STUDIES
Social / management contributions
THE DISTINCTION BETWEEN CORPORATE AND FUNCTIONAL STRATEGIES IN CONJUNCTION WITH THE DIFFERENT POSSIBLE VALUE APPROACHES CAN CONTRIBUTE TO EXECUTIVES TO PROPERLY ALIGN EFFORTS AND RESOURCES WHEN COPING WITH THE CHALLENGE OF IMPLEMENTING A STRATEGY