Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO E A PERCEPÇÃO DE VALOR NO PROJETO
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Samir Cavaletti
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é identificar como o engajamento dos stakeholders afeta a percepção de valor do projeto, avaliando os impactos identificados no atual corpus de pesquisa
Relevância/originalidade
O engajamento de stakeholder é frequentemente simplificado como um ato de responsabilidade social corporativa, a proposta desta RSL é que o engajamento dos stakeholders deve ser feita de forma relacional apoiando uma a narrativa de valor dentro do projeto
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa será uma revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo descrito por Pollock e Berge (2018), assim a pesquisa irá buscar na literatura cientifica artigos dentro das áreas correlatas a gestão de projeto que tragam importantes contribuições
Principais resultados
O GP deve ter clareza que o projeto é feito para atender as necessidades dos stakeholders, assim o engajamento deve ocorrer de forma transparente e com confiança mútua desde o início dos projetos, facilitando a cocriação de valor com todos os stakeholders
Contribuições teóricas/metodológicas
Reforça a necessidade de mais estudos no entendimento de uma narrativa de valor entregue dentro do projeto, de forma a permitir um maior engajamento dos stakeholders
Contribuições sociais/para a gestão
Demostra a importância da avaliação social e relacional junto aos stakeholders como forma de aumentar o valor percebido por eles, propondo a utilização de narrativas para engajar stakeholders na percepção de valor.

Abstract

Study goals
The objective of this article is to identify how stakeholder engagement affects the perception of project value, evaluating the impacts identified in the current research corpus.
Relevance / originality
Stakeholder engagement is often simplified as an act of corporate social responsibility, the proposal of this RSL is that stakeholder engagement should be done in a relational way supporting a narrative of value within the project
Methodology / approach
The research method will be a systematic literature review, following the protocol described by Pollock and Berge (2018), so the research will search in the scientific literature for articles within the areas related to project management that bring important contributions.
Main results
The PM must be clear that the project is designed to meet the needs of the stakeholders, so engagement must occur transparently and with mutual trust from the beginning of the project, facilitating the co-creation of value with all stakeholders
Theoretical / methodological contributions
Reinforces the need for more studies to understand a narrative of value delivered within the project, in order to allow greater stakeholder engagement
Social / management contributions
Demonstrates the importance of social and relational assessment with stakeholders as a way to increase their perceived value