Resumo

Título do Artigo

Jornadas heroicas: estudo das competências obtidas no esporte como instrumento de aprendizagem baseada na prática
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes
2 - Wagner Castropil
Instituto Vita - Conselho
3 - Wagner Hilário Padula Borges
-
4 - Maria Amélia Jundurian Corá
UFAL - Universiade Federal de Alagoas - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo foi compreender como seis empresários ou executivos utilizaram intuitivamente o aprendizado baseado na prática das cinco competências que compõem a Teoria do Esportismo e como tais habilidades foram empregadas durante suas trajetórias no esporte e na administração.
Relevância/originalidade
Até o momento é desconhecida a elaboração de pesquisas investigativas realizadas com tais executivos para depreender como as competências desenvolvidas em práticas esportivas, conforme o Esportismo, contribuem para as atuações profissionais, de forma a ampliar o arcabouço exploratório do tema.
Metodologia/abordagem
Para fins metodológicos, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa narrativa, visando a estabelecer uma amostra de profissionais de administração que fossem referência de êxito em suas áreas.
Principais resultados
Analisando-se as perspectivas individuais e pessoais dos entrevistados, observou-se como as competências investigadas pela Teoria do Esportismo se mostraram presentes em seus perfis profissionais, de modo que cada um demonstrou ao menos uma habilidade com maior evidência de apropriação.
Contribuições teóricas/metodológicas
A partir de entrevistas semiestruturadas com grandes personalidades do mundo corporativo, o estudo cruzou teórico e empírico de modo a ampliar o entendimento da aprendizagem baseada na prática e do impacto que competências apreendidas no esporte têm na vida profissional.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa buscou demonstrar que, entre as diversas práticas que podem ser executadas visando-se ao atingimento da excelência profissional, a aplicação das cinco competências adquiridas no esporte podem contribuir para o desempenho organizacional e a gestão de negócios.

Abstract

Study goals
This study intended to investigate how six businesspeople used intuitively the learning based on the practice of the five competences that make up the Sports theory, and how these abilities were employed in their journeys in sport and in business.
Relevance / originality
It is unknown any investigative research conducted with such executives to comprehend how the competences developed in sports practices, according to the Sports theory, contribute to professional performances, hence this article expands the exploratory framework of this topic.
Methodology / approach
Methodologically, this article presents a qualitative research, based on a narrative inquiry, aiming to provide a sample of businesspeople who were successful benchmarks in their fields.
Main results
Considering the executives’ individual and personal perspectives, it was observed how the competences investigated by the Sports theory were shown in their professional profiles, so that each one demonstrated at least one skill with greater evidence of appropriation in their business stories.
Theoretical / methodological contributions
Based on semi-structured interviews with prominent personalities from the corporate world, the study encompassed theoretical and empirical research to broaden the understanding of practice-based learning and the impact competences acquired in sports have on professional life.
Social / management contributions
The study aimed to demonstrate that, among the various practices that can be carried out to achieve professional excellence, the application of the five competences acquired in sports can contribute to organizational performance and business management.