Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO: VALORES E COMPORTAMENTOS DO USUÁRIO
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Edison Lacerda Carvalho
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Viamão
2 - Rafael Brinkhues
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Viamão
3 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPGN
4 - Darci de Borba Santos Júnior
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Escola de Negócios

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo tem o objetivo de exemplificar e examinar comportamentos e valores relativos à informação em setores de Tecnologia da Informação preconizados na perspectiva Information Orientation (IO) de Marchand, Kettinger e Rollins.
Relevância/originalidade
Identificando comportamentos e valores relativos à integridade informacional, ao grau de transparência quanto ao uso da informação, ao compartilhamento da informação, e à proatividade em relação à informação.
Metodologia/abordagem
Inicialmente, foi feita através de traduções cruzadas Em um segundo momento, elaborou-se um questionário com vinte e duas questões extraídas do livro Information Orientation e as mesmas questões foram disponibilizadas no Google Forms O questionário utiliza uma Escala Tipo-Likert de sete pontos.
Principais resultados
É um trabalho descritivo de caráter quantitativo através de uma survey, para tal convidou-se 580 gestores, líderes, supervisores de pequena, média e grandes empresas, dos quais 108 responderam.
Contribuições teóricas/metodológicas
Empregou-se a estatística descritiva para analisar os dados levantados e para isso se utilizou software SmartPLS 3 Versão 3 29
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados observados neste estudo mostram que há correlação com as dimensões observadas e uma maior eficiência na execução de serviços e criação de produtos de usuário.

Abstract

Study goals
This study aims to exemplify and examine behaviors and values related to information in Information Technology sectors advocated in the Information Orientation (IO) perspective of Marchand, Kettinger, and Rollins.
Relevance / originality
It identifies behaviors and values related to information integrity, transparency of information use, information sharing, and information proactivity.
Methodology / approach
Initially, it was done through cross-translations. In a second step, a questionnaire was prepared with twenty-two questions extracted from the book Information Orientation, and the same questions were made available on Google Forms. The questionnaire uses a seven-point Likert-type scale.
Main results
This is a descriptive work of quantitative character through a survey, for which 580 managers, leaders, supervisors of small, medium, and large companies were invited to which 108 responded.
Theoretical / methodological contributions
Descriptive statistics was employed to analyze the data raised and for this purpose SmartPLS 3. Version 3.29 software was used.
Social / management contributions
The results observed in this study show that there is correlation with the observed dimensions and greater efficiency in the execution of services and creation of user products.