Resumo

Título do Artigo

ENTENDENDO A CRIAÇÃO , DISTRIBUIÇÃO E CAPTURA DE VALOR EM EMPRESAS ORIENTADAS AOS STAKEHOLDERS
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Tema

Estratégia Cooperativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Cidade Universitária São Paulo
2 - Felipe Mendes Borini
USP - Universidade de São Paulo - FEA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desse artigo é entender como as empresas criam, distribuem e capturam valor com stakeholders .A tese defendida é que a empresa precisa gerenciar um sistema de valor das partes interessadas composto por três processos, para atingir desempenho sustentável..
Relevância/originalidade
Entrevistas em profundidade com as principais partes interessadas (acionistas, clientes, funcionários, comunidades e fornecedores) de sete empresas diferentes são a principal fonte de informação desse estudo, trazendo a percepção de múltiplos stakeholders sobre o sistema de criação de valor.
Metodologia/abordagem
Essa pesquisa utiliza o método da construção de teoria através do estudo de casos múltiplos com empresas de diferentes setores (Animais de Estimação, Mineração, Industria Química e de Papel) Foram feitas 24 entrevistas com stakeholders de 7 empresas diferentes.
Principais resultados
Os resultados indicam que o sistema de valor das partes interessadas é composto por criação, distribuição e captura de valor Esses três processos não acontecem em um tempo sequencial e linear A captura de valor acontece a curto, médio e longo prazo
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse artigo contribui para a atualização da teoria de Stakeholders abordando sua perspectiva gerencial, elucidando lacunas sobre como as empresas criam, distribuiem e capturam valor além das metas economicas e com a teoria baseada em recursos sobre valor residual.
Contribuições sociais/para a gestão
Esse artigo está alinhado a declaração de propósito das partes interessadas da Business Roundtable 2019, contribuindo com estratégias de implementação de estratégias de orientação para stakeholders. No âmbito social, esta pesquisa contribui para a implementação da Meta 8 de Desenvolvimento Global Sustentável.

Abstract

Study goals
This paper aims to investigate how firms create, distribute and capture value with stakeholders Our thesis is that the firm needs to manage a stakeholder value system, composed of value creation,distribution and capture, to achieve sustainable performance.
Relevance / originality
In-depth interviews with primary stakeholders (shareholders, customers, employees, communities, and suppliers) of seven different firms are the key source of information of our study. It brings a multiple stakeholders' sperception on value creation system.
Methodology / approach
We designed the research as a theory-building on multiple case studies with companies from different sectors (Pets, Mineral Mining, Chemical, and Paper industry)We did 24 interviews with stakeholders of 7 different companies from June 2020 to July 2022.
Main results
Our findings show that the stakeholder value system is composed of value creation, distribution, and capture These three processes do not happen in a sequential and linear timing Value capture happens in the short, medium, and long term It may happen before
Theoretical / methodological contributions
We contribute to the updated investigation on Stakeholder theory addressing its managerial perspective raising light on questions on residual value distribution and how the firm creates, distributes, and captures value beyond economic goals
Social / management contributions
As per the managerial contribution, we understand that our investigation contributes to the 2019 Business Roundtable stakeholder purpose statement helping organizations how to implement a stakeholder orientation strategy In the social realm, this research contributes to the implementation of Sustainable Global Development