Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO DIGITAL E ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS ATENDIDAS PELO PEIEX-RN
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Joao Florêncio da Costa Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Afranio Galdino de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar o processo de transição digital e sua influência nas estratégias de internacionalização em empresas de serviços atendidas pelo Programa de Qualificação de Exportação da ApexBrasil no Estado do Rio Grande do Norte – PEIEX-RN (2020-2021).
Relevância/originalidade
Existem poucos trabalhos na academia analisando as internacionalizações das PMEs brasileiras sob a perspectiva da transição digital e pouquíssimos estudos com foco nos efeitos do programa PEIEX, especificamente para empresas de serviços.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é descritiva, de natureza qualitativa, utiliza diversas estratégias de coleta de dados: 1) pesquisa documental; 2) observação participante; e 3) entrevistas semiestruturadas.
Principais resultados
Percebeu-se que a barreira mais significativa à transição digital das empresas estudadas é a natureza de um mercado local ainda centrado em modelos de negócios analógicos e regionais.As limitações impostas pelo ecossistema acabam afetando a competitividade das empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho aponta para a importância de estudar as empresas atendidas pelo programa PEIEX na perspectiva de seus consultores técnicos, por meio da observação participante, aproveitando informações relevantes ainda não exploradas pela academia ou pela ApexBrasil.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho indica que apenas capacitar empresas por meio do programa PEIEX, apesar de seus benefícios óbvios, não é suficiente, pois é preciso trabalhar no nível do ecossistema para permitir uma melhor transição digital e uma maior expansão internacional.

Abstract

Study goals
To analyse the digital transition process and its influence on internationalization strategies in service companies attended by the ApexBrasil’s Export Qualification Program in the State of Rio Grande do Norte - PEIEX-RN (2020-2021).
Relevance / originality
There are very few works in academia analysing the internationalizations of Brazilian SMEs from a digital transition perspective and even fewer studies focusing on the effects of the PEIEX program, specifically on service companies.
Methodology / approach
The research is descriptive and qualitative in nature, utilising several different data collection strategies: 1) documental research; 2) participant observation; and 3) semi-structured interviews.
Main results
It was noticed that the most significant barrier to the digital transition of the companies studied is the nature of a local market still centered on analogical and regional business models The limitations imposed by the ecosystem affect the companies' competitiveness.
Theoretical / methodological contributions
The works points out to the importance of studying the companies attended by the PEIEX program from the perspective of its technical consultants, through participant observation, tapping into relevant information not yet explored by academia or by ApexBrasil.
Social / management contributions
The work indicates that only capacitating companies via the PEIEX program, despite its obvious benefits, is not enough, it is necessary to work on the ecosystem level in order to allow for a greater digital transition and further international expansion.