Objetivo do estudo
Explicar quais são as ações realizadas pelos empreendedores sociais na área da saúde.
Relevância/originalidade
Verifica-se que questões de como os empreendedores sociais mobilizam os recursos disponíveis para criar valor social na área da saúde, necessitam ser exploradas, especialmente no contexto dos países em desenvolvimento. Propõe-se a construção de um framework de boas práticas.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa e exploratória e revisão de literatura narrativa de 22 artigos sobre o tema, utilizando para análise dos resultados o software Iramuteq e ATLAS-ti.
Principais resultados
Os resultados revelam diferentes métodos e práticas utilizados para resolver problemas sociais na área da saúde, dentre os quais: uso de competências empreendedoras, exploração de redes e parcerias, inovação e equilíbrio entre qualidade e custos.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições do artigo envolvem aprofundamento dos conhecimentos sobre empreendedorismo social na área da saúde e o levantamento de ações e abordagens que incentivem serviços de qualidade. Propõe-se a construção de framework de boas práticas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo oferece um mapeamento de boas práticas de gestão para responder as necessidades de saúde, fornecendo insights para o aprimoramento de ações em serviços humanizados e de excelência, principalmente para população mais vulnerável.