Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O APOIO DA GAMIFICAÇÃO PARA EMPREENDEDORES
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Simeia Azevedo Santos
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Eduardo Bertazza
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis
3 - Almir Martins Vieira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é compreender como a gamificação pode auxiliar a aprendizagem de planejamento estratégico para empreendedores.
Relevância/originalidade
A gamificação é uma das tendências proeminentes no cenário mundial, no Brasil, estudos sobre o mercado de games realizados em 2018 e 2022 mostram um crescimento do setor de jogos para a área de treinamentos corporativos.
Metodologia/abordagem
Como metodologia da pesquisa, serão analisados de forma qualitativa dados de entrevistas com empreendedores jogadores e com criadores e apoiadores do ecossistema de aprendizagem para pequenos empreendedores.
Principais resultados
Na discussão dos resultados, os achados do estudo e a percepção de contribuição da aprendizagem gamificada pelos participantes., bem como recomendações para a continuidade de pesquisas nesta temática.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa propõe uma contribuição à literatura sobre a abordagem de aprendizagem com o uso de ferramentas gamificadas para empreendedores.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa contribui para o entendimento de como a gamificação pode auxiliar a aprendizagem de planejamento estratégico para empreendedores.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to understand how gamification can help entrepreneurs learn strategic planning.
Relevance / originality
Gamification is one of the prominent trends on the world stage, in Brazil, studies on the games market carried out in 2018 and 2022 show a growth in the games sector for the area of ​​corporate training.
Methodology / approach
As a research methodology, data from interviews with player entrepreneurs and with creators and supporters of the learning ecosystem for small entrepreneurs will be analyzed qualitatively.
Main results
In the discussion of the results, the findings of the study and the perception of the contribution of gamified learning by the participants, as well as recommendations for the continuity of research on this topic.
Theoretical / methodological contributions
This research proposes a contribution to the literature on the learning approach using gamified tools for entrepreneurs.
Social / management contributions
This research contributes to the understanding of how gamification can help entrepreneurs learn strategic planning.