Resumo

Título do Artigo

O Senso de Pertencimento no Empreendedorismo; Uma Revisão Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo

Tema

Redes, Ecossistemas e Políticas de Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Laurival Siqueira Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove Campus Memorial
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar como o senso de pertencimento se relaciona com o empreendedorismo. Investigar a literatura acadêmica buscando o estado da arte relacionando os temas propostos, e com base nas lacunas encontradas propor estudos futuros.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é original na medida que na amostra nenhuma RSL abraçou a união entre os temas, a única RSL encontrada focada em psicologia trata especificamente de capacidades dinâmicas do empreendedor.
Metodologia/abordagem
Partindo de uma revisão sistemática da literatura, foi desenvolvido um protocolo replicável para identificar publicações, autores e conceitos sobre os temas. Busca realizada em dezembro de 2021 na base gratuita ISI Web of Knowledge aflorando 53 artigos uteis.
Principais resultados
Identificamos sete clusters investigativos, sendo a construção da identidade do indivíduo empreendedor presente em quatro. O interesse em estudar o relacionamento do senso de pertencimento em imigrantes empreendedores e as escolhas e desafios das mulheres empreendedoras são claramente percebidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para a teoria oferecemos a ideia de que o senso de pertencimento junto ao empreendedorismo tem intercessão transversal em várias areas do conhecimento, propondo significativa agenda de pesquisa.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a prática, mostramos que é clara a importância desta relação no desempenho dos indivíduos empreendedores, encontrar formas de desenvolver esta relação será útil para manter empreendedores motivados e confiantes.

Abstract

Study goals
Present how the sense of belonging relates to entrepreneurship. Investigate the academic literature seeking the state of the art that relates the proposed themes, and based on the gaps found, propose future studies.
Relevance / originality
This research is original in that in the sample no RSL embraced the union between the themes, the only RSL found focused on psychology deals specifically with the dynamic capabilities of the entrepreneur
Methodology / approach
Based on a systematic review of the literature, a replicable protocol was developed to identify publications, authors and concepts on the topics. Search carried out in December 2021 on the free ISI Web of Knowledge database, bringing up 53 useful articles.
Main results
We identified seven investigative clusters, with the construction of the identity of the entrepreneurial individual present in four The interest in studying the relationship between the sense of belonging in entrepreneurial immigrants and the choices and challenges of women entrepreneurs is clearly
Theoretical / methodological contributions
For theory, we offer the idea that the sense of belonging together with entrepreneurship has transversal intercession in several areas of knowledge, proposing a significant research agenda.
Social / management contributions
For practice, we show that the importance of this relationship in the performance of entrepreneurial individuals is clear, finding ways to develop this relationship will be useful to keep entrepreneurs motivated and confident.