Resumo

Título do Artigo

Desafios econômicos, sociais, ambientais e estratégias de mercado para o setor de Energia Solar Fotovoltaica em Cuiabá/MT
Abrir Arquivo

Tema

Eficiência Energética e uso de energias renováveis

Autores

Nome
1 - Elisandra Marisa Zambra
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - ADMINISTRAÇÃO
2 - Felipe Gustavo de Souza Tavares
-
3 - Karina Nunes da Silva Santos
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral deste estudo foi de ‘analisar os desafios e estratégias locais associadas ao mercado de energia solar fotovoltaica em Cuiabá/MT, frente à três dimensões (econômica, social e ambiental) do desenvolvimento sustentável’.
Relevância/originalidade
Trata-se de pesquisa aplicada localmente, que apresenta a visão de empresários e especialistas do setor abordado, que alinha-se direta ou indiretamente à Agenda 2030, principalmente na busca da eficiência energética e uso de energias renováveis.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, exploratória e de campo. Realizou-se levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com informantes-chave do setor. Aplicou-se a técnica de Análise de Conteúdo, visualmente sintetizadas através de alvos de constelações de atributos.
Principais resultados
Ficou evidenciado que, em Cuiabá/MT, o mercado de energia solar fotovoltaica possui demanda crescente e há relevante custo-benefício (de geração e consumo) deste tipo de eletricidade. Porém, é essencial o apoio de linhas de financiamento específicas para o setor.
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão bibliográfica e o levantamento documental fundamentaram a coleta de dados empíricos. A análise permitiu evidenciar que as ações conjuntas (governos, empresas e sociedade) são essenciais para o desenvolvimento do setor de energia solar fotovoltaica local.
Contribuições sociais/para a gestão
Identificou-se que o mercado estudado gera um ecossistema que impulsiona a cadeia produtiva do setor, especialmente na geração de novos negócios e empregos. Entretanto, inexistem políticas específicas que auxiliem pessoas economicamente vulneráveis a se inserirem nesse ecossistema.

Abstract

Study goals
The general objective of this study was to 'analyze the challenges and local strategies associated with the photovoltaic solar energy market in Cuiabá/MT, in view of the three dimensions (economic, social and environmental) of sustainable development'.
Relevance / originality
This is locally applied research, which presents the vision of entrepreneurs and specialists in the sector addressed, which is directly or indirectly aligned with the 2030 Agenda, mainly in the pursuit of energy efficiency and the use of renewable energies.
Methodology / approach
Applied research, qualitative, exploratory and field. A bibliographic and documentary survey and interviews with key informants in the sector were carried out. The Content Analysis technique was applied, visually synthesized through attributes constellations targets.
Main results
It was evidenced that, in Cuiabá/MT, the photovoltaic solar energy market has growing demand and there is relevant cost-benefit (generation and consumption) of this type of electricity. However, the support of specific lines of financing for the sector is essential.
Theoretical / methodological contributions
The bibliographic review and documental survey supported the collection of empirical data. The analysis showed that joint actions (governments, companies and society) are essential for the development of the local photovoltaic solar energy sector.
Social / management contributions
It was identified that the studied market generates an ecosystem that drives the sector's production chain, especially in the generation of new businesses and jobs. However, there are no specific policies that help economically vulnerable people to enter this ecosystem.