Objetivo do estudo
O objetivo geral deste estudo foi de ‘analisar os desafios e estratégias locais associadas ao mercado de energia solar fotovoltaica em Cuiabá/MT, frente à três dimensões (econômica, social e ambiental) do desenvolvimento sustentável’.
Relevância/originalidade
Trata-se de pesquisa aplicada localmente, que apresenta a visão de empresários e especialistas do setor abordado, que alinha-se direta ou indiretamente à Agenda 2030, principalmente na busca da eficiência energética e uso de energias renováveis.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, exploratória e de campo. Realizou-se levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com informantes-chave do setor. Aplicou-se a técnica de Análise de Conteúdo, visualmente sintetizadas através de alvos de constelações de atributos.
Principais resultados
Ficou evidenciado que, em Cuiabá/MT, o mercado de energia solar fotovoltaica possui demanda crescente e há relevante custo-benefício (de geração e consumo) deste tipo de eletricidade. Porém, é essencial o apoio de linhas de financiamento específicas para o setor.
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão bibliográfica e o levantamento documental fundamentaram a coleta de dados empíricos. A análise permitiu evidenciar que as ações conjuntas (governos, empresas e sociedade) são essenciais para o desenvolvimento do setor de energia solar fotovoltaica local.
Contribuições sociais/para a gestão
Identificou-se que o mercado estudado gera um ecossistema que impulsiona a cadeia produtiva do setor, especialmente na geração de novos negócios e empregos. Entretanto, inexistem políticas específicas que auxiliem pessoas economicamente vulneráveis a se inserirem nesse ecossistema.