Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS E PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SOLDA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Beatriz Soares Gomes
UFF - Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia Petrópolis
2 - Fernando Augusto Ullmann Töbe
UFF - Universidade Federal Fluminense - Universidade Federal Fluminense - Campus Petrópolis
3 - Moacyr Amaral Domingues Figueiredo
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é propor um modelo de aplicação de lições aprendidas para o Escritório de Projetos e Processos de uma empresa de solda localizada em Petrópolis-RJ.
Relevância/originalidade
Compreender acertos e erros dentro de uma organização é primordial. Da mesma forma, faz-se necessário armazenar tais sucessos e falhas e compartilhá-los, seja para ampliação de boas práticas, ou prevenção de novos desvios.
Metodologia/abordagem
Quanto a sua natureza, o presente estudo é classificado como aplicado. Já quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Em relação à abordagem, possui características qualitativas e, quanto ao método, classifica-se como um estudo de caso.
Principais resultados
Foi possível identificar métodos de lições aprendidas disponíveis na literatura. Pelo estudo de caso, foram definidos procedimentos para auxiliar uma empresa de solda a gerenciar as lições aprendidas obtidas ao longo dos projetos realizados na instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por meio da revisão de literatura, foi possível compreender a gestão do conhecimento e realizar a identificação das principais metodologias de lições aprendidas disponíveis e como desenvolver suas aplicações.
Contribuições sociais/para a gestão
No estudo de caso, através de critérios de avaliação, foi definida a utilização do método de retrospectivas para coleta de lições aprendidas. Unido a um processo para o desenvolvimento destas lições, foi elaborado um roteiro de implantação em uma empresa de solda.

Abstract

Study goals
The objective of this paper is to propose a model for applying lessons learned to the Projects and Processes Office of a welding company located in Petrópolis-RJ.
Relevance / originality
Understanding successes and mistakes within an organization are essential. In the same way, it is necessary to store such successes and failures and share them, either for the expansion of good practices, or to prevent new misapplications.
Methodology / approach
As to its nature, the present study is classified as applied. As to the objectives, it has an exploratory characteristic. In relation to the approach, it has qualitative characteristics and, as to the method, it is classified as a case study.
Main results
It was possible to identify methods of lessons learned available in the literature. Through the case study, procedures were defined to help a welding company to manage the lessons learned throughout the projects carried out in the institution.
Theoretical / methodological contributions
The literature review allowed it to understand knowledge management and to identify the main lessons learned methodologies available and how to develop their applications.
Social / management contributions
Regarding the case study, through evaluation criteria, the use of the retrospective method was defined to gather lessons learned. Along with a process for developing these lessons, it was developed an implementation guide in a welding company.