Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é propor um modelo de aplicação de lições aprendidas para o Escritório de Projetos e Processos de uma empresa de solda localizada em Petrópolis-RJ.
Relevância/originalidade
Compreender acertos e erros dentro de uma organização é primordial. Da mesma forma, faz-se necessário armazenar tais sucessos e falhas e compartilhá-los, seja para ampliação de boas práticas, ou prevenção de novos desvios.
Metodologia/abordagem
Quanto a sua natureza, o presente estudo é classificado como aplicado. Já quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Em relação à abordagem, possui características qualitativas e, quanto ao método, classifica-se como um estudo de caso.
Principais resultados
Foi possível identificar métodos de lições aprendidas disponíveis na literatura. Pelo estudo de caso, foram definidos procedimentos para auxiliar uma empresa de solda a gerenciar as lições aprendidas obtidas ao longo dos projetos realizados na instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por meio da revisão de literatura, foi possível compreender a gestão do conhecimento e realizar a identificação das principais metodologias de lições aprendidas disponíveis e como desenvolver suas aplicações.
Contribuições sociais/para a gestão
No estudo de caso, através de critérios de avaliação, foi definida a utilização do método de retrospectivas para coleta de lições aprendidas. Unido a um processo para o desenvolvimento destas lições, foi elaborado um roteiro de implantação em uma empresa de solda.