Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS E SETORES MAIS INOVADORES NO BRASIL, NOS OITO ANOS, DO PRÊMIO VALOR INOVAÇÃO BRASIL.
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Vinícius Rodrigues Silva Pires
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho
4 - Claudia Brito Silva Cirani
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Resumo
ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DO PRÊMIO VALOR INOVAÇÃO BRASIL ENTRE 2015 E 2022, ANALISA OS SETORES MAIS INOVADORES E ELENCA AS EMPRESAS MAIS INOVADORAS, OBSERVANDO LONGITUDINALMENTE OS DADOS NO DECORRER DAS SUAS OITO EDIÇÕES. É FEITA A ANÁLISE DE CONTEÚDO A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS DAS OITO EDIÇÕES DO PRÊMIO VALOR INOVAÇÃO BRASIL. IDENTIFICANDO AS EMPRESAS E OS SETORES QUE OCUPARAM AS PRIMEIRAS POSIÇÕES NO RANKING, BEM COMO AS VARIAÇÕES DE POSICIONAMENTO AO LONGO DO TEMPO. HÁ UMA TROCA DINÂMICA NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES DO RANKING. EMBRAER DESTACA-SE COMO EMPRESA. O SETOR BENS DE CAPITAL É O MAIS INOVADOR E O SETOR DE COSMÉTICOS, FICA EM SEGUNDO. TAIS ACHADOS EVIDENCIAM QUE AS EMPRESAS COM INTERNACIONALIZAÇÃO TENDEM A INOVAR MAIS. AS EMPRESAS PODEM BENEFICIAR-SE COM O CONHECIMENTO SOBRE QUAIS DIMENSÕES O MERCADO CONSIDERA AO AVALIAR O QUÃO INOVADORAS SÃO AS EMPRESAS VISANDO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS INTERNAS PARA CAPTURAR VALOR PELA INOVAÇÃO.

Abstract

Abstract
THIS STUDY PRESENTS THE RESULTS OF THE VALOR INOVAÇÃO BRASIL AWARD BETWEEN 2015 AND 2022, SEEKING TO ANALYZE THE MOST INNOVATIVE INDUSTRIES IN BRAZIL, LISTING THE MOST INNOVATIVE COMPANIES, OBSERVING THE DATA LONGITUDINALLY DURING ITS EIGHT EDITIONS. A CONTENT ANALYSIS IS PERFORMED OVER THE DATA OBTAINED FROM THE EIGHT EDITIONS OF THE VALOR INOVAÇÃO BRASIL AWARD. IDENTIFYING THE COMPANIES AND SECTORS THAT OCCUPIED THE FIRST POSITIONS IN THE RANKING, AS WELL AS THE VARIATIONS IN POSITION OVER TIME. THERE IS A DYNAMIC SWITCH IN THE FIRST RANKING POSITIONS. EMBRAER STANDS OUT AS A COMPANY. THE CAPITAL GOODS SECTOR IS THE MOST INNOVATIVE AND THE COSMETICS SECTOR IS IN SECOND. SUCH FINDINGS EVIDENCE THAT INTERNATIONALIZED COMPANIES TEND TO BE MORE INNOVATIVE. COMPANIES CAN BENEFIT FROM KNOWLEDGE ABOUT WHAT DIMENSIONS THE MARKET CONSIDES WHEN ASSESSING HOW INNOVATIVE COMPANIES ARE IN ORDER TO DEVELOP INTERNAL SKILLS TO CAPTURE VALUE THROUGH INNOVATION