Resumo

Título do Artigo

Empresas Sociais e os seus Modelos de Negócio em Contexto de Pobreza - Uma Revisão Sistemática de Literatura
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Wanderley Leite da Silva Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado
3 - Cristiano Capellani Quaresma
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
4 - Lucas Pinto de Carvalho
Unileste MG - Coronel Fabriciano

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo obter um melhor entendimento das empresas sociais e os modelos de negócios presentes na literatura.
Relevância/originalidade
O trabalho apresenta relevância para os estudos direcionado às Empresas Sociais, devido as mais diversas lacunas presentes na literatura, como não foi encontrado um estudo que especifique a atuação social em contexto de pobreza.
Metodologia/abordagem
Por meio da revisão sistemática e literatura e aplicação do Business Model Canvas (BMC) a partir dos resultados, o trabalho apresenta a estruturação de um Modelo de Negócios para as Empresas Sociais em contexto de pobreza.
Principais resultados
O trabalho apresenta um Modelo de Negócio baseado no Business Model Canvas, aplicado a realidade das Empresas Sociais em contexto de pobreza.
Contribuições teóricas/metodológicas
Limitações / implicações da pesquisa – O trabalho se baseou na busca de artigos em uma única base (Web of Science – WoS) e artigos em formato aberto, o que de certa forma não pode contemplar a totalidade dos trabalhos aderentes
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho tem um enfoque na atuação das Empresas Sociais em contexto de pobreza, conforme string de busca utilizada na busca de dados.

Abstract

Study goals
This study aims to obtain a better understanding of social enterprises and the business models present in the literature.
Relevance / originality
The work is relevant for studies directed to Social Enterprises, due to the most diverse gaps present in the literature, as no study was found that specifies social action in a context of poverty.
Methodology / approach
Through systematic literature review and application of the Business Model Canvas (BMC) from the results, the work presents the structuring of a Business Model for Social Enterprises in a context of poverty.
Main results
The work presents a Business Model based on the Business Model Canvas, applied to the reality of Social Enterprises in a context of poverty.
Theoretical / methodological contributions
Limitations / implications of the research - The work was based on the search for articles in a single database (Web of Science - WoS) and articles in open format, which in a way cannot cover all the adherent works.
Social / management contributions
The work focuses on the performance of Social Enterprises in a context of poverty, according to the search string used in the data search.