Resumo

Título do Artigo

ENTENDENDO A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Stefano Maleski
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Marcos Rogério Mazieri
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Entender a Capacidade de Inovação, advinda das Capacidades Absortivas, mesmo sempre existindo na prática, ainda é incipiente nos estudos, por isso, este artigo, define, sintetiza e organiza o tema desde seu surgimento até seus prováveis caminhos.
Relevância/originalidade
A empresa que quer se destacar e sobreviver diante da grande versatilidade e da concorrência precisa cada vez mais investir em pesquisa e desenvolvimento e inovar, trazendo produtos ou serviços que seu público-alvo apreciará, para tal é preciso ter Capacidade de Inovação
Metodologia/abordagem
Através de um estudo bibliométrico este artigo, define, sintetiza e organiza o tema desde seu surgimento até seus prováveis caminhos
Principais resultados
Traz o conceito de capacidade de inovação desde seu surgimento, principais autores e até os caminhos de estudo que vão surgindo, finalizando com uma agenda de pesquisa que visa aprofundar ainda mais sua compreensão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Mostrando que três fatores estão em destaque, que é entender a relação entre a Capacidade de Inovação e a Capacidade Absortiva; sua relação com o desempenho nas empresas e o quanto ela está relacionada com Pesquisa e Desenvolvimento.
Contribuições sociais/para a gestão
Relação entre a Capacidade de Inovação e a Capacidade Absortiva; sua relação com o desempenho nas empresas e o quanto ela está relacionada com Pesquisa e Desenvolvimento.

Abstract

Study goals
Understanding from the Innovation capability, arising from Absorptive Capabilities, even though they always exist in practice, that's why studies, this article, define and organize the theme your next proven step.
Relevance / originality
The company that wants to stand out and survive in the face of great versatility and competition needs more and more to invest in research and development and innovate, bringing products or services that its target audience will appreciate.
Methodology / approach
Through a bibliometric study, this article defines, synthesizes and organizes the theme from its emergence to its probable paths.
Main results
It brings the concept of innovation capacity since its emergence, main authors and even the study paths that emerge, ending with a research agenda that aims to further deepen its understanding.
Theoretical / methodological contributions
Showing that three factors are highlighted, which is to understand the relationship between Innovation Capacity and Absorptive Capacity; its relationship with performance in companies and how much it is related to Research and Development.
Social / management contributions
Relationship between Innovation Capacity and Absorptive Capacity; its relationship with performance in companies and how much it is related to Research and Development.