Objetivo do estudo
Esse relato técnico visa analisar como o design thinking contribui para o aumento do engajamento de stakeholders em gestão de projetos da Indústria 4.0.
Relevância/originalidade
Dentre os elementos envolvidos no sucesso do projeto, o engajamento de stakeholders não aparece com grande significância, apesar da sua importância ao contribuir na coleta de informações, na melhora da capacidade de inovação e na tomada de medidas corretivas para resolver conflitos.
Metodologia/abordagem
O estudo foi baseado em um projeto de uma unidade móvel para demonstração de soluções da Indústria 4.0. Foi adotada uma metodologia empírica de pesquisa-ação, na qual o pesquisador e os participantes do projeto estiveram envolvidos de modo cooperativo.
Principais resultados
Elevado grau de engajamento dos stakeholders, durante e após a entrega do projeto, com a superação de adversidades e divulgação da unidade móvel, o que resultou, em virtude dos resultados comerciais e de exposição da marca, na consideração do sucesso do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O design thinking é uma abordagem colaborativa focada no usuário e quando é aplicado na gestão de projetos, pode trazer benefícios relacionados ao engajamento dos stakeholders, isso por conta das interações que desenvolvem um entendimento mútuo do projeto.
Contribuições sociais/para a gestão
No período de 18 meses a unidade móvel recebeu mais de 1140 visitantes e visitou 10 estados brasileiros, o que resultou em negócios e abertura de novos clientes, é possível considerar que este projeto teve sucesso.