Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DA INDÚSTRIA 4.0: O USO DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DO ENGAJAMENTO.
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - EDICLEY VANDER MACHADO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Esse relato técnico visa analisar como o design thinking contribui para o aumento do engajamento de stakeholders em gestão de projetos da Indústria 4.0.
Relevância/originalidade
Dentre os elementos envolvidos no sucesso do projeto, o engajamento de stakeholders não aparece com grande significância, apesar da sua importância ao contribuir na coleta de informações, na melhora da capacidade de inovação e na tomada de medidas corretivas para resolver conflitos.
Metodologia/abordagem
O estudo foi baseado em um projeto de uma unidade móvel para demonstração de soluções da Indústria 4.0. Foi adotada uma metodologia empírica de pesquisa-ação, na qual o pesquisador e os participantes do projeto estiveram envolvidos de modo cooperativo.
Principais resultados
Elevado grau de engajamento dos stakeholders, durante e após a entrega do projeto, com a superação de adversidades e divulgação da unidade móvel, o que resultou, em virtude dos resultados comerciais e de exposição da marca, na consideração do sucesso do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O design thinking é uma abordagem colaborativa focada no usuário e quando é aplicado na gestão de projetos, pode trazer benefícios relacionados ao engajamento dos stakeholders, isso por conta das interações que desenvolvem um entendimento mútuo do projeto.
Contribuições sociais/para a gestão
No período de 18 meses a unidade móvel recebeu mais de 1140 visitantes e visitou 10 estados brasileiros, o que resultou em negócios e abertura de novos clientes, é possível considerar que este projeto teve sucesso.

Abstract

Study goals
This technical report aims to analyze how design thinking contributes to increasing stakeholder engagement in Industry 4.0 project management.
Relevance / originality
Among the elements involved in the project success the stakeholder engagement does not appear with great significance, despite its importance in contributing to the data collection, improving the capacity for innovation and taking corrective measures for conflicts resolution.
Methodology / approach
The study was based on a project of a mobile unit to demonstrate Industry 4.0 solutions. An empirical action research methodology was adopted, in which the researcher and the project participants were involved in a cooperative way.
Main results
High level of stakeholder engagement, during and after the delivery of the project, with overcoming adversities and publicizing the mobile unit, which resulted, due to the commercial results and brand exposure, in the consideration of the project's success.
Theoretical / methodological contributions
Design thinking is a user-focused collaborative approach and when applied to project management, it can bring benefits related to stakeholder engagement, because of interactions that develop a mutual understanding of the project.
Social / management contributions
In the period of 18 months, the mobile unit received more than 1140 visitors and visited 10 Brazilian states, which resulted in business and the opening of new customers, it is possible to consider that this project was successful.