Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da fonte (verdadeira versus falsa) de notícias na intenção de disseminar fake news de uma marca, por meio da mediação da credibilidade da notícia na relação entre credibilidade da fonte e intenção de disseminar
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade desse estudo gira em torno do efeito da fonte (verdadeira versus falsa) na intenção de disseminar Fake news de uma marca.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um survey estimulado (n=153), cujos dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O teste de mediação foi realizado por meio da macro Process.
Principais resultados
Os resultados indicaram que uma fonte verdadeira pode induzir os indivíduos a disseminar Fake news. Este efeito ocorre por meio da mediação da credibilidade da notícia.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui tanto para literatura de Fake news quanto de marca ao trazer novos achados sobre o efeito da fonte na intenção de compartilhar Fake news Como contribuição metodológica, este estudo testa a relação de mediação por meio da macro Process
Contribuições sociais/para a gestão
Gestores de marcas precisam ficar mais atentos a Dark Social, dada a facilidade de manipulação de conteúdos e a persuasão obtida. Gestores públicos possuem a responsabilidade de reforçar a importância de as pessoas checarem conteúdos que recebem, mesmo com fonte crível