Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PORTFOLIO DE PROJETOS EM EMPRESAS DE VAREJO: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Silvio Cesar Alves Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Mapear os elementos presentes na literatura e no campo visando desenvolver um modelo proposto para a Gestão de Portfólio de Projetos que apoia institucionalização e integração de Portfólio de Projetos em empresas de Varejo
Relevância/originalidade
A integração de elementos presentes na literatura e no campo no que tange a Gestão de Portfólio de Projetos é um motivador para desenvolvimento de um novo modelo para integração e institucionalização destes elementos e que possa ser aplicado no campo praticante.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa adotou como método uma RSL utilizando as bases de dados Scopus e WoS que obteve uma análise de 88 documentos e foram conduzidas 10 entrevistas, em profundidade, com Gerentes de Projetos que atuam especificamente com projetos em empresas de varejo.
Principais resultados
Foram cinco dimensões congruentes que formam o modelo proposto apresentado nesta pesquisa: (1) Objetivos, (2) os Projetos, (3) os Escritórios de Gerenciamento de Projetos e Gerentes de Projetos , (4) os processos e por fim, (5) os Artefatos
Contribuições teóricas/metodológicas
O modelo proposto abrange um rito de Gestão de Portfólio Projetos que pode ser aplicado e evoluído no campo acadêmico.
Contribuições sociais/para a gestão
O modelo proposto vida apoiar empresas de varejo na integração e institucionalização da Gestão de Portfólio de Projetos. O modelo objetiva uma visão unificada do Portfólio de Projetos de forma que apoiar as empresas de varejo na gestão de seus projetos.

Abstract

Study goals
Map the elements present in the literature and in the field in order to develop a proposed model for Project Portfolio Management that supports the institutionalization and integration of Project Portfolio in Retail companies
Relevance / originality
The integration of elements present in the literature and in the field regarding Project Portfolio Management is a motivator for the development of a new model for the integration and institutionalization of these elements and that can be applied in the practical
Methodology / approach
This research adopted an RSL method using Scopus and WoS databases, which obtained an analysis of 88 documents and 10 in-depth interviews were conducted with Project Managers who work specifically with projects in retail companies.
Main results
There were five congruent dimensions that form the proposed model presented in this research: (1) Objectives, (2) Projects, (3) Project Management Offices and Project Managers, (4) processes and finally, (5) the Artifacts
Theoretical / methodological contributions
The proposed model encompasses a Project Portfolio Management rite that can be applied and evolved in the academic field.
Social / management contributions
The proposed model life support retail companies in the integration and institutionalization of Project Portfolio Management. The model aims at a unified view of the Project Portfolio in order to support retail companies in managing their projects.