Resumo

Título do Artigo

A caracterização do modelo de negócio sustentável das B Corps
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANA CLAUDIA WECKER
Universidade Feevale - NOVO HAMBURGO
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Caracterizar o modelo de negócio sustentável das B Corps.
Relevância/originalidade
Embora existam estudos sobre modelos de negócios sustentáveis, ainda há a necessidade de novos estudos que abordem o modelo de negócio das B Corps (Stubbs, 2017; Tabares, 2021) A literatura em relação às B Corps se concentra em assuntos como responsabilidade social.
Metodologia/abordagem
O estudo classifica-se como exploratório e estudos de caso múltiplos com quinze B Corps brasileiras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos, e foi utilizada a análise de conteúdo para análise dos dados, com uso do NVIVO.
Principais resultados
Foi verificado que estas empresas possuem um modelo de negócio sustentável que atua com a resolução de problemas socioambientais, através de sua atividade fim e até mesmo com práticas que beneficiam a sociedade e meio ambiente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa contribui com a literatura, ao identificar outras características do modelo de negócio sustentável das B Corps nas categorias: resolução de problemas socioambientais, certificação, e indicadores e metas de sustentabilidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuições gerenciais, o estudo pode servir como base para empresas que buscam desenvolver seu modelo de negócio sustentável, bem como é um incentivo para empresários buscarem a certificação B, e serve de estímulo às práticas de sustentabilidade nas organizações.

Abstract

Study goals
To characterize the sustainable business model of B Corps.
Relevance / originality
Although there are studies on sustainable business models, there is still a need for further studies that address the B Corps business model (Stubbs, 2017; Tabares, 2021) The literature on B Corps focuses on issues such as social responsibility.
Methodology / approach
The study is classified as exploratory and multiple case studies with fifteen Brazilian B Corps. Data were collected through semi-structured interviews and documents, and content analysis was used for data analysis, using NVIVO.
Main results
It was verified that these companies have a sustainable business model that works with the resolution of socio-environmental problems, through their core activity and even with practices that benefit society and the environment.
Theoretical / methodological contributions
This research contributes to the literature by identifying other characteristics of the sustainable business model of B Corps in the categories: resolution of socio-environmental problems, certification, and sustainability indicators and goals.
Social / management contributions
As managerial contributions, the study can serve as a basis for companies that seek to develop their sustainable business model, as well as an incentive for entrepreneurs to seek B certification, and serve as a stimulus for sustainability practices in organizations.