Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DOS BANCOS DIGITAIS NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS TRADICIONAIS: estudo realizado em uma instituição do setor público
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - DIRCEU JOSÉ COUTO
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Objetivo analisar os impactos dos bancos digitais na fidelização de clientes de uma instituição financeira pública tradicional.
Relevância/originalidade
Esta se tornou relevante a medida em que procurou aproximar a academia do meio empresarial, por meio de estudos aplicados. bem como contribuir com gestores do meio empresarial e bancário
Metodologia/abordagem
Quanto a metodologia este estudo, foi realizado por meio de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como método a pesquisa de campo.
Principais resultados
Os resultados apontaram que os clientes se caracterizam por exigência em relação à qualidade dos serviços bancários prestados, maior volume de dinheiro aplicado e que, diante de qualquer dificuldade envolvendo negociação, isenção de tarifas ou acesso a algum tipo de serviço, já
Contribuições teóricas/metodológicas
Desenvolveu-se para tal um modelo estatístico para examinar as relações entre os construtos a partir do modelo original ACSI.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuições gerenciais este estudo contribui para mostrar aos gestores a necessidade de uma instituição financeira pública tradicional promover ações orientadas para melhorar o atendimento aos clientes e para capacitar sua equipe com vistas a melhorar a realização de tarefas.

Abstract

Study goals
Objective to analyze the impacts of digital banks on customer loyalty of a traditional public financial institution.
Relevance / originality
This became relevant as it sought to bring academia closer to the business world, through applied studies. as well as contributing with managers of the business and banking environment
Methodology / approach
As for the methodology, this study was carried out through descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, using field research as a method.
Main results
The results showed that customers are characterized by demand in relation to the quality of banking services provided, greater volume of money applied and that, in the face of any difficulty involving negotiation, exemption from fees or access to some type of
Theoretical / methodological contributions
A statistical model was developed to examine the relationships between the constructs from the original ACSI model.
Social / management contributions
As managerial contributions, this study helps to show managers the need for a traditional public financial institution to promote actions oriented to improve customer service and to train its team in order to improve the performance of tasks.