Resumo

Título do Artigo

Um estudo sobre Cultura Organizacional em Edtechs no Ensino Superior
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Luciane de Paula Soutello
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a tipologia de Cultura Organizacional em Edtechs que atuam no Ensino Superior Objetivos específicos: Mapear as Edtechs no Brasil em relação a: nível de ensino, tecnologias, e localização geográfica; e Identificar se há uma tipologia de cultura predominante.
Relevância/originalidade
Após ser realizado um levantamento de publicações dos últimos 5 anos - Web of Science, Sielo, Anpad Speel reafirmou-se a percepção prévia de que há falta de debates acerca do tema cultura em Edtechs, o que demonstrou uma lacuna em estudos.
Metodologia/abordagem
Pesquisa quantitativa, Levantamento interseccional com Survey. O instrumento de pesquisa utilizado foi OCAI - Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional proposto por Cameron e Quinn (1999).
Principais resultados
Com os resultados encontrados, foi percebido a predominância da Cultura de Clã nas Edtechs que atuam no Ensino Superior.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuiu por apresentar a lacuna existente neste tipo de estudo que avalia cultura organizacional em Edtechs.
Contribuições sociais/para a gestão
Também contribuiu para dar visibilidade a este modelo de empresa – Edtechs, bem como trouxe informações do potencial de crescimento das mesmas.

Abstract

Study goals
Analyze the typology of Organizational Culture in Edtechs working in Higher Education Specific Objectives: Map Edtechs in Brazil in relation to: level of education, technologies, and geographic location; and Identify if there is a predominant culture typology.
Relevance / originality
After a survey of publications from the last 5 years was carried out - Web of Science, Sielo, Anpad Speel, the previous perception that there is a lack of debates on the topic of culture in Edtechs was reaffirmed, which demonstrated a
Methodology / approach
Quantitative research, Intersectional Survey with Survey. The research instrument used was OCAI - Organizational Culture Assessment Instrument proposed by Cameron and Quinn (1999).
Main results
With the results found, the predominance of Clan Culture in Edtechs that work in Higher Education was perceived.
Theoretical / methodological contributions
It contributed by presenting the gap in this type of study that assesses organizational culture in Edtechs.
Social / management contributions
It contributed to giving visibility to this company model – Edtechs, as well as providing information on their growth potential.