Resumo

Título do Artigo

TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DE PROJETOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Luiz Fernando Silva Barros
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Caroline do Nascimento
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vila Santa Izabel
3 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO

Reumo

Resumo
A transferência do conhecimento e a gestão de projetos são necessárias no desenvolvimento de produtos e/ou serviços gerando vantagem competitiva nas organizações. O objetivo deste trabalho é analisar os estudos sobre a transferência do conhecimento na gestão de projetos. A estratégia metodológica adotada foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de compreender as duas temáticas abordadas. O corpus de análise foi constituído por 7 artigos publicados entre os anos de 2010 à 2020 e abordam estudos sobre inovação, tecnologia, estratégia, entre outros. Após leitura completa dos artigos foram classificados em duas categorias (Aprendizagem e Transferência de Tecnologia). Espera-se que este estudo possa alcançar contribuição no aprofundamento da discussão sobre a temática Transferência do Conhecimento e Gestão de Projetos e que a relevância de disponibilizar uma base que informe os artigos já publicados, periódicos, autores e categorias de subtemas seja uma base facilitadora para profissionais, estudantes e pesquisadores.

Abstract

Abstract
Knowledge transfer and project management are necessary in the development of products and/or services generating competitive advantage in organizations. The objective of this work is to analyze studies on knowledge transfer in project management. The methodological strategy adopted was the Systematic Literature Review (RSL), in order to understand the two themes addressed. The corpus of analysis consisted of 7 articles published between 2010 and 2020 and address studies on innovation, technology, strategy, among others. After a complete reading of the articles, they were classified into two categories (Learning and Technology Transfer). It is hoped that this study can contribute to the deepening of the discussion on the topic of Knowledge Transfer and Project Management and that the relevance of providing a database that informs already published articles, journals, authors and categories of subthemes will be a facilitating basis for professionals, students and researchers.